pube
Meio Ambiente

Jogo educativo da BRK leva conhecimentos sobre meio ambiente, saneamento e saúde para a educação infantil

Dinâmica da Corrida do Saneamento é feita com alunos da educação infantil de instituições públicas e privadas de Cachoeiro de Itapemirim

por Assessoria de Imprensa

em 30/08/2022 às 9h03

3 min de leitura

Jogo educativo da BRK leva conhecimentos sobre meio ambiente, saneamento e saúde para a educação infantil

Foto: divulgação

Por meio de um jogo educativo, alunos da educação infantil de instituições públicas e privadas de Cachoeiro de Itapemirim vão aprender mais sobre cuidados com o meio ambiente, reciclagem e saneamento básico. Chamada “Corrida do Saneamento”, as atividades, que começam no dia 14 de setembro, fazem parte do Programa Cuidar Mais, desenvolvido pela BRK em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a rede privada de ensino.

As primeiras instituições a participarem serão a escola Bem-Te-Vi e o Centro de Ensino Lauro Pinheiro (Celp), no bairro Ibitiquara, no dia 14 de setembro. Já no dia 15, a Corrida do Saneamento chegará à EMEB Maria Tereza Brandão de Mello, no bairro Basiléia, e à EMEB Alair Turbay Baião, no bairro Otton Marins. No dia 16, serão contempladas as EMEBs Normília da Cunha dos Santos e Governador Eurico Vieira de Resende, no bairro Zumbi.

pube

Dando sequência à programação, no dia 19 de setembro a Corrida do Saneamento será na escola EMEB Albertina Macedo, no Santa Cecília, e na EMEB Prof.ª Maria do Carmo Magalhães, no bairro Nossa Sra. Aparecida. No dia 20, o Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), localizada no Campo da Leopoldina, receberá o jogo educativo e, no dia 21, a EMEB Prof.ª Cely Santos de Oliveira, no Alto Monte Cristo.

Finalizando a programação, no dia 22, a atividade acontecerá na EMEB Zilda Soares Moura, no Village da Luz e, no dia 23, no Colégio Jesus Cristo Rei, no bairro Independência.

O jogo educativo, aplicado pela analista de Responsabilidade Socioambiental da concessionária, Micheline Bernabé, e pelo artista local Vitor Lendários, envolve duas equipes formadas por crianças de 5 e 6 anos, em que cada uma escolhe um colega para ser o peão do tabuleiro. As casas possuem informações sobre meio ambiente, uso consciente da água, (saúde, preservação), reciclagem, descarte correto de resíduos e saneamento básico, e, no desenvolver da atividade, canções infantis que falam sobre o meio ambiente são executadas.

Segundo Micheline Bernabé, durante a Corrida do Saneamento é possível reforçar com os alunos o conteúdo do programa trabalhado em sala de aula pelos professores. “São passados conhecimentos importantes para transformar a maneira como as crianças se relacionam com os recursos naturais. Os alunos levam uma réplica do jogo educativo impresso para casa e, dessa forma, o conteúdo do programa não fica apenas no ambiente escolar, envolve a família em todas as etapas”.

Os profissionais das escolas também reforçam a importância dos assuntos. Os professores, por exemplo, trabalharam os temas em sala de aula por meio de dois vídeos e atividades que incentivam a redução de geração de resíduos e o descarte correto, além do cuidado com os recursos naturais, especialmente o Rio Itapemirim, principal manancial de Cachoeiro de Itapemirim. Outro tema é a importância dos hábitos de higiene pessoal.

O Programa Cuidar Mais para estudantes da educação infantil também envolve a realização de uma Mostra Cultural com trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. Serão apresentações de danças, teatro, paródias, entre outras. A previsão é de que o evento aconteça no dia 22 de outubro, às 15 horas, em um espaço público de Cachoeiro de Itapemirim.

DA MESMA SÉRIE

- Potencial eólico do ES é capaz de atender consumo de energia do país quatro meses ao ano - Cinco alternativas inteligentes para evitar o uso dos descartáveis - Sustentabilidade Capixaba | Confira a programação e faça sua inscrição gratuita - Sustentabilidade Capixaba | Mostra vai exibir vídeos sobre consciência ambiental para estudantes de Linhares - Governo do ES anuncia editais de restauração florestal e projetos de desenvolvimento sustentável - ♻️ De casco de barco a lata de cerveja: morador de Anchieta transforma lixo em arte sustentável - Produtos ecológicos serão atração de feira no Sustentabilidade Capixaba - Sustentabilidade Capixaba | Licenciamento é tema de painel com secretários de Meio Ambiente em Linhares