pube
Meio Ambiente

Coleção Ipês valoriza símbolo de Venda Nova em bordados à mão

por Coleção Ipês valoriza símbolo de Venda Nova em bordados à mão

em 01/09/2023 às 6h07

2 min de leitura

Coleção Ipês valoriza símbolo de Venda Nova em bordados à mão

*Fotos: Divulgação PMVNI

Instituído pela Lei Municipal 1.429/2021, o Dia do Ipê é comemorado em 21 de agosto em Venda Nova do Imigrante. Além do aspecto estético e de ser nativo da região, foi a árvore utilizada pelos imigrantes italianos na estrutura das primeiras casas do município.

Desde então, o ipê é um dos símbolos de Venda Nova e contemplado pelas ações do Programa Municipal “Venda Nova do Imigrante- Cidade dos ipês”, que inclui plantios de mudas na data, a criação de um bosque prevista para o próximo mês, entre outras.

E a árvore também inspira o trabalho de 130 mulheres dedicadas à filantropia. A Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo criou a “Coleção Ipês”, de peças de artesanato bordadas à mão. A ideia foi proposta pela Prefeitura de Venda Nova junto à diretoria da Associação, que abraçou a causa e desenvolveu panos de pratos e guardanapos com a temática dos ipês.

pube

Na última terça-feira (29), a secretária Municipal de Meio Ambiente, Sabrina Zandonade, e a engenheira florestal Thayanne Loer, visitaram a sede das Voluntárias para conhecer a coleção. Foi Thayanne quem apresentou a ideia para a sogra, a voluntária Albertina Zandonade Carnielli, que a levou ao grupo.

Para Sabrina, o ipê vem como nova opção de tema para as Voluntárias desenvolverem produtos e gerarem recursos para o hospital. “Buscamos referência de artesanatos com essa temática na internet e encadernamos um livrinho para entregar às Voluntárias. Elas já trabalham com produtos para a Serenata Italiana e a Festa da Polenta e agora o ipê inspira a nova coleção”, disse a secretária.

De acordo com a presidente das Voluntárias, Marília Caliman, a “Coleção Ipês” é uma homenagem à árvore símbolo de Venda Nova do Imigrante. “Estamos estudando novas peças para ampliar a coleção.”

Onde encontrar os produtos das Voluntárias:

  • Na loja da sede, em Venda Nova do Imigrante, de segunda a sexta-feira, das 12 às 16 horas. Ao lado do Hospital Padre Máximo.
  • Na loja Da Tutte Mani, onde as peças são comercializadas com o apoio do Instituto Jutta Batista.

Rota do Lagarto- Quadrado São Paulinho (Pedra Azul)
Sex: 10h às 18 horas
Sáb: 10h às 19 horas
Dom: 10h às 18 horas

Contatos:
(28) 99986-1470
Redes sociais @voluntariashpm
Endereço: R. Buganville, 50, Residencial do Bosque, Venda Nova do Imigrante – ES

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!