Educação ambiental

Andada do caranguejo-uçá é tema de ação educativa no Vitória com Você

Oficinas, trilhas sensoriais, contação de histórias e jogos virtuais educativos. Assim foi na sala temática que reproduziu o universo do manguezal,montada para receber mais de 220 visitantes, durante o Vitória Com Você, realizado no último sábado (22). A  Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Silva de Oliveira, no bairro Resistência, sediou o […]

Foto: divulgação

Oficinas, trilhas sensoriais, contação de histórias e jogos virtuais educativos. Assim foi na sala temática que reproduziu o universo do manguezal,montada para receber mais de 220 visitantes, durante o Vitória Com Você, realizado no último sábado (22).

A  Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Silva de Oliveira, no bairro Resistência, sediou o evento que foi marcado por ações educativas voltadas à valorização do ecossistema manguezal. A atividade foi conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA).

A escolha do local, inserido no entorno do mangue, foi estratégica para promover vivências ligadas à cultura e à preservação ambiental. Entre as atrações, os participantes puderam experimentar a tradicional produção artesanal da panela de barro capixaba, com barro do Vale do Mulembá, além de interagir com atividades que destacaram a importância ecológica, econômica e cultural dos manguezais de Vitória.

Durante o evento, foi lançada a campanha de sensibilização sobre o período reprodutivo do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), conhecido como “andada”. A próxima etapa da andada ocorrerá de 30 de março a 4 de abril, período no qual é proibida a captura, comercialização e transporte da espécie, conforme determina a Portaria Estadual nº 035-R, publicada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

A andada é o momento em que machos e fêmeas saem de suas tocas para acasalamento e liberação dos ovos, essencial para a preservação da espécie. As datas foram definidas a partir do monitoramento da Rede de Andadas Reprodutivas de Caranguejos (Remar) e validadas em instância pública com participação da sociedade civil e órgãos ambientais.

Semmam reforça a campanha com ações educativas antes, durante e após o período proibitivo. Estão previstas: divulgação de conteúdo no site da Prefeitura de Vitória, campanha digital nas redes sociais, cartazes informativos em ônibus do transporte público e prédios públicos como o Palácio Municipal, Ciac e Casa do Cidadão.

As ações integram o projeto “Mangueando na Educação”, desenvolvido há mais de 15 anos pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam.