Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Oficinas, trilhas sensoriais, contação de histórias e jogos virtuais educativos. Assim foi na sala temática que reproduziu o universo do manguezal,montada para receber mais de 220 visitantes, durante o Vitória Com Você, realizado no último sábado (22).
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Silva de Oliveira, no bairro Resistência, sediou o evento que foi marcado por ações educativas voltadas à valorização do ecossistema manguezal. A atividade foi conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA).
A escolha do local, inserido no entorno do mangue, foi estratégica para promover vivências ligadas à cultura e à preservação ambiental. Entre as atrações, os participantes puderam experimentar a tradicional produção artesanal da panela de barro capixaba, com barro do Vale do Mulembá, além de interagir com atividades que destacaram a importância ecológica, econômica e cultural dos manguezais de Vitória.
Durante o evento, foi lançada a campanha de sensibilização sobre o período reprodutivo do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), conhecido como “andada”. A próxima etapa da andada ocorrerá de 30 de março a 4 de abril, período no qual é proibida a captura, comercialização e transporte da espécie, conforme determina a Portaria Estadual nº 035-R, publicada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).
A andada é o momento em que machos e fêmeas saem de suas tocas para acasalamento e liberação dos ovos, essencial para a preservação da espécie. As datas foram definidas a partir do monitoramento da Rede de Andadas Reprodutivas de Caranguejos (Remar) e validadas em instância pública com participação da sociedade civil e órgãos ambientais.
A Semmam reforça a campanha com ações educativas antes, durante e após o período proibitivo. Estão previstas: divulgação de conteúdo no site da Prefeitura de Vitória, campanha digital nas redes sociais, cartazes informativos em ônibus do transporte público e prédios públicos como o Palácio Municipal, Ciac e Casa do Cidadão.
As ações integram o projeto “Mangueando na Educação”, desenvolvido há mais de 15 anos pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam.




