Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Do Espírito Santo para o mundo: a startup capixaba Zero Esgoto vai à Singapura, um dos principais hubs globais de startups, para representar o Brasil em um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo, o Singapore Week of Innovation and Technology (Switch 2022), que acontecerá de 25 a 28 de outubro.
A startup ficou em primeiro lugar entre as deeptechs da seletiva brasileira organizada pela Embaixada do Brasil em Singapura e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da ApexBrasil, no âmbito do Programa Diplomacia da Inovação (PDI). As deeptechs aplicam pesquisas tecnológicas complexas para propor soluções inéditas em resposta a grandes desafios globais.
Em um momento em que o aquecimento global ameaça os recursos hídricos do planeta e quase 80% das águas residuais do mundo são despejadas na natureza sem nenhum tipo de tratamento, a Zero Esgoto tem nas mãos um grande desafio: “garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos” – um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
No Brasil, de acordo o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) 45% da população não tem acesso à coleta de esgoto (SNIS 2020), e apenas 50,8% do volume gerado é tratado – isto é, mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.
Na Singapore Week of Innovation and Technology (Switch 2022), a Zero Esgoto apresentará sua solução inovadora para um público global de grandes investidores, especialistas do setor e líderes mundiais. Uma excelente oportunidade para levar uma nova solução ao país considerado modelo mundial de tratamento de esgoto, pois Singapura já recicla cerca de 40% de suas águas residuais e quer aumentar ainda mais este número.
A Zero Esgoto Pioneira em todo o mundo, desenvolveu e patenteou a melhor e mais eficiente solução em biotecnologia para o mercado de saneamento básico. Em até seis horas o esgoto é tratado e devolvido ao meio ambiente como água classe II, ou seja, como às águas das chuvas e rios, por exemplo.
Os sistemas Zero Esgoto utilizam biomassa para remover poluentes orgânicos e inorgânicos de águas residuárias e podem ser utilizados para tratar esgotos domésticos e sanitários, já que possuem capacidade para atender desde uma residência até uma cidade inteira. Uma das maiores inovações da Zero Esgoto reside no processo utilizado: é 100% natural e não gera lodo ou resíduos sólidos, pois os compostos são totalmente degradados.
Já os sistemas convencionais apresentam diversos problemas: não tratam o lodo, precisam de manutenção constante e ainda contaminam o lençol freático. A qualidade do efluente tratado pela Zero Esgoto atende às normas 357/2005 e 430/2011 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Além disso, as estações desenvolvidas são de fácil instalação, ocupam uma pequena área, não há custo de manutenção e nem exigem consumo de energia para o seu funcionamento.
Ter desenvolvido uma solução sustentável, com alta eficiência e que permite a preservação do meio ambiente em um único processo, fez da Zero Esgoto ser a startup eleita em primeiro lugar para representar o Brasil em um dos maiores eventos de inovação do mundo, o Switch 2022. O evento -Switch 2022 A Semana de Inovação e Tecnologia de Singapura (Switch ) reúne líderes, empreendedores, criadores, aceleradores e investidores do ecossistema de inovação da Ásia Global.
Por meio da troca aberta de novas ideias, redes vibrantes e uma linha de atividades centradas na inovação, a Switch fornece uma plataforma global para catalisar a colaboração significativa entre diferentes campos e mercados. As indústrias de foco incluem: saúde e ciências biomédicas; cidades inteligentes e soluções urbanas; comércio e conectividade; e tecnologias sustentáveis emergentes.
Em 2021 a Switch reuniu mais de 15.000 participantes de 42 mercados, com mais de 600 líderes internacionais em mais de 200 conferências e sessões de masterclass. A Switch é organizada pela Enterprise Singapore e apoiada pela National Research Foundation (NRF)




