IG dos cafés das Montanhas do Espírito Santo tem aprovação preliminar

(Foto:*Leandro Fidelis)

A candidatura para obtenção da Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem para os cafés das Montanhas do Espírito Santo foi preliminarmente deferida junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O pedido foi protocolado no dia 6 de dezembro de 2019.

A notícia foi dada pelo presidente da Associação dos Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo (Acemes), Rodrigo Dias. Segundo ele, o INPI falta analisar outros documentos para aprovar o registro em definitivo.

“Há uma grande possibilidade de logo após esta etapa nossa IG ser reconhecida. Esta é uma das fases finais para o reconhecimento de uma Indicação Geográfica. Agradeço a todos os parceiros e produtores envolvidos, pois trata-se de uma grande conquista para nossa região ”, afirma Dias.


As Montanhas do Espírito Santo são uma das três origens de cafés especiais do Estado candidatas ao selo de proteção internacional. A Denominação de Origem vai abranger os municípios de: Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.


Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos