pube
Geral

Venda Nova realiza Dia de Campo sobre cultura de tangerina Ponkan

município de Venda Nova do Imigrante recebeu o 4º dia de campo...

por Redação Conexão Safra

em 21/10/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
O município de Venda Nova do Imigrante recebeu o 4º dia de campo sobre a cultura da tangerina Ponkan. O evento foi realizado em parceria com o escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Pedra Azul, a Secretaria Municipal de Agricultura de Venda Nova e o Polo de Tangerina. O cultivo de tangerina Ponkan é uma das principais atividades econômicas agrícolas da região, geradora de emprego e renda.

O Dia de Campo aconteceu na Agropecuária Zandonade, na comunidade de Peçanha, em Pedra Azul, e contou com a presença dos técnicos do Incaper Sebastião Antônio Gomes, Evaldo de Paula, Aline Marchiori Crespo, Vanêssa Bicalho Corrêa, Hanny Pereira e Wesley Zambon da Silva.

Os produtores contaram com palestras sobre pulverização e métodos alternativos de controle de pragas e doenças para a cultura de Ponkan, influência do espaçamento de pomares e o seu manejo após colheita, além de informações e receitas à base de Citrus.

Segundo o técnico de desenvolvimento rural e chefe do escritório local do Incaper em Venda Nova, Evaldo de Paula, o Dia de Campo trouxe inovações tecnológicas práticas para os agricultores familiares. “Essas são ações formatadas com a efetiva participação dos agricultores, que hoje colhem os frutos por meio de capacitações que são direcionadas para o público alvo de acordo com a necessidade local ”, disse.

Para o engenheiro agrônomo José Rubens Zandonade, um dos proprietários que esteve presente no encontro, o evento foi de suma importância para a troca de experiências entre os agricultores para o crescimento e desenvolvimento da cultura na região.

Segundo Evaldo de Paula, deve haver continuidade de ações nessa área, pois a citricultura é uma atividade que vem sendo aprimorada no município, por ser uma reivindicação apresentada nos diagnósticos realizados com os beneficiários do Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Sustentabilidade.

Ater Sustentabilidade

Em Venda Nova do Imigrante, só neste segundo ano do Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Sustentabilidade, foram realizados 12 eventos coletivos de capacitação como dias de Campo, cursos, encontro de produtores, reuniões técnicas, entre outros. Todos são voltados para atender as demandas levantadas pelos agricultores e familiares beneficiários do contrato.

Outros eventos relacionados ao Ater Sustentabilidade já estão sendo planejados, segundo Evaldo de Paula.

Fonte: Incaper

pube