Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O anchietense Marcus Vinícius Mezadri (40) conquistou o título de sommelier Gradus, concedido pela International Sommelier Guild (ISG), uma das mais reconhecidas escolas de sommeliers do mundo, representada no Brasil pela Celebrare Escola de Vinho. É o único capixaba na lista dos seis brasileiros com o título.
Mezadri pegou gosto pelo vinho durante uma viagem que fez na Europa. Depois disso começou a estudar sobre o assunto e a se dedicar no segmento, participando de confrarias, cursos, feiras e degustação às cegas. Para a certificação, ele passou por três dias seguidos de exames, que foram realizados em São Paulo, na Casa do Porto.
A certificação sommelier Diploma Program é uma das mais difíceis na indústria do vinho. “É um imenso orgulho e uma honra ser o primeiro e único capixaba a alcançar esse nível de certificação internacional. Atualmente, somente eu e mais 05 profissionais brasileiros temos a distinção de ‘Sommeliers Gradus’ na América do Sul”, disse Mezadri
O capixaba é sommelier formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), filiada à Association de la Sommellerie Internationale (ASI); tem nível avançado em vinhos pela Wine & Spirit Education Trust (WSET), com sede no Reino Unido, e foi finalista do Concurso de Melhor Sommelier do Alentejo de 2019, além de sócio e fundador de uma marca própria de vinhos com distribuição no Espírito Santo.




