pube
Geral

Serpro vai anunciar nova plataforma de validação de informações

Tecnologia vai facilitar a análise facilitar a análise de dados declarados em transações realizadas junto a bancos, seguradoras e instituições financeiras

por Redação Conexão Safra

em 21/05/2024 às 5h00

2 min de leitura

Serpro vai anunciar nova plataforma de validação de informações

Durante o AgroBrasília, evento que acontece dos dias 21 a 25 no Distrito Federal, o Serpro vai anunciar um novo ambiente especialmente voltado para a verificação e confirmação de dados utilizados na liberação de créditos para o agronegócio brasileiro. A Plataforma Agro deverá ser lançada no início do próximo semestre e será um “oráculo” para validação de dados dos produtores rurais, com informações que vão facilitar a análise de crédito junto a bancos, seguradoras e instituições financeiras. Originárias dos bancos de dados do próprio governo, as informações terão fé pública e também poderão ser utilizadas por agrotechs, cooperativas, empresas e instituições agropecuárias.

“Já ouvimos o mercado, entendemos suas dores e elaboramos as primeiras validações relacionadas a questões fundiárias. Mas pretendemos ir além  e disponibilizar todas as informações de interesse do agro, inclusive as ambientais”, explica o superintendente de Negócios Estratégicos do Serpro, Bruno Vilela. “Será uma plataforma ampla que, em princípio, trará informações de negócio do ambiente agro, mas também deve possibilitar análises estratégicas para os mais diversos fins”, complementa.

pube

Outro destaque

Outro sistema desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) também será apresentado no AgroBrasília. É a Plataforma Brasil+Sustentável, que utiliza bockchain para garantir a rastreabilidade de produtos agrícolas sustentáveis. A tecnologia traz um conjunto de informações organizadas, rastreáveis e confiáveis que facilita os processos de exportação de produtos brasileiros. Em janeiro, a solução foi apresentada pelo MAPA a uma delegação da União Europeia. No mês seguinte, foi a vez de representantes do governo chinês.

Na quinta-feira, 23, às 10h, Vilela participa de uma palestra sobre Certificação e Rastreabilidade de Alimentos, no Pavilhão de Inovação e Tecnologia. Na ocasião, o representante do Serpro vai apresentar as vantagens da Plataforma Brasil+Sustentável aos participantes do AgroBrasílila. A previsão do evento é a de reunir mais de 170 mil visitantes, 150 expositores e gerar R$ 5 bilhões em negócios.

Serviço
AgroBrasília 2024

Dias: 21 a 25 de maio
Endereço: BR 251 km 5 – PAD-DF, Rod. Júlio Garcia – Paranoá, Brasília – DF, 71589-89
Contato: [email protected].br

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!