Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Tem mais novidade na área do turismo capixaba! Na última segunda-feira (3), o Sistema OCB/ES participou de uma reunião na sede da Secretaria de Agricultura do município de Muniz Freira para debater o projeto-piloto “Rota do Café Especial -ES”. Além da participação da organização estadual, o encontro contou com a presença de representantes da Cresol Fronteiras, do Sebrae/ES e da administração pública do município.
O Sistema OCB/ES esteve representado na agenda pelo gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Valdemar Fonseca; pela analista contábil tributária, Leticia Lima e pelo analista de Desenvolvimento Cooperativista, Vinicius Schiavo.
Durante a reunião, foram discutidas ideias estratégicas para a consolidação da iniciativa, que pretende valorizar a cultura cafeeira da região, conectando hotéis, restaurantes, fazendas e paisagens naturais.
Em paralelo a outras propostas que estão sendo desenvolvidas no estado e no Brasil, a Rota do Café Especial busca promover a integração de propriedades de Muniz Freire ao turismo de experiência – aquele que alcança o consumidor de forma emocional, por meio de vivências conectadas.
A partir de um roteiro turístico autêntico, que terá o café especial e a identidade do município como âncoras, o projeto poderá ser inspiração para outras iniciativas em diferentes regiões do Espírito Santo. Além disso, o desenvolvimento da economia e de atividades culturais locais será impulsionado devido à maior circulação de turistas e valorização de vendas e produtos.
O próximo passo para dar continuidade à iniciativa é a criação de um plano de ação conjunto, para que as parcerias sejam fortalecidas e o projeto possa ser estruturado e colocado em prática. A expectativa é de que até dezembro deste ano a rota já tenha sido conectada e possa ser inaugurada.




