Região da Reserva foi a mais atingida no interior de Mimoso do sul
por Rosimeri Ronquetti
em 26/03/2024 às 18h00
2 min de leitura
As chuvas que castigaram a cidade de Mimoso do Sul na madrugada do último sábado (23), deixaram um rastro de destruição, mortes e desolação, não só na zona urbana do Município. No interior a situação não é diferente.
A região da Reserva, distrito de Conceição de Muqui, foi a mais atingida. “Teve sítio que acabou. Produtores que não tem mais condições de morar onde moravam, outros perderam até dois, três mil pés de café, terreno com quase meio alqueire onde não dá para plantar mais nada, acabou”, explica o produtor Evandro Alemonge, da comunidade Santa Teresa, vizinha da Reserva.
Ainda segundo o morador, não foi possível andar por todas as comunidades ao redor, uma vez que a prioridade foi o resgate de pessoas. “Animais como porco e galinha tivemos perdas enormes, já o gado não foi possível avaliar ainda, priorizamos o resgate das pessoas, água e alimentação”
Cerca de 15 casas da região foram carregadas com a força da água e aproximadamente 30 terão que ser reconstruídas. Cinco pessoas que moravam na reserva morreram e ficou ferida. Até na tarde desta terça-feira (26), a energia elétrica ainda não havia sido restabelecida.
A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) informou nesta terça-feira que ainda não é possível dimensionar de forma mais precisa o prejuízo porque existem áreas com estradas bloqueadas. A região afetada é uma bacia leiteira e, com a queda de barreiras nas zonas de produção agrícola e pastagens, o pasto foi danificado assim como as lavouras.
Mais Conexão Safra
Equipes de manutenção da Secretaria seguem em campo realizando os serviços de limpeza e manutenção e, dentro do possível, abrindo passagem nas vias rurais, principalmente nos trechos do Caminhos do Campo mais afetados pelas chuvas. São cerca de 200 quilômetros de vias vicinais rurais pavimentadas pelo Governo do Estado, onde as equipes de manutenção estão atuando.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!