Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

Profissionais e empresas registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) têm até este sábado (31/1) para pagar a Anuidade 2026 com 15% de desconto, em cota única. A campanha deste ano marca um avanço histórico para os profissionais empreendedores do Sistema Confea/Crea: profissionais que também são proprietários de empresa individual ou sociedade limitada unipessoal (SLU) passam a ser isentos da anuidade de pessoa física, desde que realizem o pagamento da anuidade da pessoa jurídica.
A medida, adotada pela atual gestão, corrige um equívoco histórico ao estender o benefício a todos os profissionais em condição equivalente, promovendo justiça, equivalência e transparência. Para o presidente do Crea-ES, Jorge Silva, a decisão reafirma o compromisso do Conselho com a valorização do exercício profissional. “A isenção da anuidade para profissionais proprietários de empresa individual corrige uma distorção existente no Sistema Confea/Crea.A medida reforça o compromisso do Crea-ES com a segurança do exercício profissional e com o atendimento às demandas reais dos profissionais”, afirma Jorge Silva.
Durante todo o mês de janeiro, o pagamento da anuidade em cota única garante 15% de desconto, percentual que pode chegar a 90% em casos específicos, conforme critérios definidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Os descontos especiais variam de 0% a 90%, contemplando diferentes perfis profissionais, como aposentados, profissionais seniores e pessoas acometidas por doenças graves que causem incapacitação.
Os recém-formados também estão entre os principais beneficiados. A política de descontos e isenções adotada pelo Crea-ES em 2026 integra o maior programa de incentivo e acolhimento aos futuros profissionais implementado nos últimos anos. Além da isenção da anuidade profissional para quem solicitar o registro em até seis meses após a conclusão do curso, o Crea-ES mantém o desconto de até 90% para solicitações de registro realizadas em até um ano após a formatura.
Dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) indicam que, a cada 100 estudantes que ingressam em cursos de engenharia, apenas 35 chegam à formatura e, desses, somente 15 passam a atuar efetivamente na área. Com as medidas, o impacto previsto é significativo: mais de 110 mil profissionais formados anualmente nas áreas de engenharia, agronomia e geociências em todo o Brasil passam a ser diretamente alcançados por ações voltadas ao incentivo ao registro e à aproximação do exercício profissional.
Para Jorge Silva, a iniciativa representa um importante alívio financeiro para muitos formandos, especialmente no início da trajetória profissional. “Sabemos que o início da vida profissional é um período desafiador. Ao reduzir ou até eliminar o custo da anuidade nesse momento, o Conselho cumpre seu papel de acolher, incentivar e manter o jovem profissional próximo do Sistema, fortalecendo sua inserção no mercado de trabalho”, destaca o presidente.
Informações adicionais sobre o desconto na Anuidade do Crea-ES 2026 podem ser obtidas pelos telefones: (27) 3221-2700, (27) 3221-2701 ou pelo site www.creaes.org.br




