pube
Geral

Programa incentiva uso de calcário em associações de Guaçuí

por Redação Conexão Safra

em 25/02/2015 às 0h00

3 min de leitura

Redação


Orientar e apoiar os agricultores de Guaçuí quanto ao uso do calcário agrícola. Esses são alguns dos objetivos do Programa de Incentivo ao Uso do Calcário Agrícola e Correção dos Solos. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).


O programa foi iniciado em dezembro de 2014 com o objetivo de capacitar os produtores quanto ao processo de coleta, análise de solo e aplicação de calcário. Além disso, pretende incentivar a prática da calagem, aumentar o número de produtores que realizam análise do solo e proporcionar o acesso facilitado ao calcário, tanto na compra quanto no transporte.

pube



A iniciativa prevê ações como a compra coletiva de calcário feita pelas associações rurais, transporte e distribuição aos agricultores por meio da Secretaria de Agricultura (essas duas primeiras etapas tem importância na redução de custos), em parceria com o Incaper será feito o acompanhamento e orientação quanto à amostragem de solos, calagem (aplicação do calcário), além da oferta de palestras e cursos.


No último mês, uma das etapas começou a ser executada: foi realizado o transporte de calcário para atender as associações de produtores rurais de São Miguel do Caparaó (Assim Caparaó) e Otaviano Francisco Nascimento. Nessa primeira fase de transporte, foram entregues 80 mil quilos de calcário aos produtores rurais das associações.


“Com as ações do programa pretendemos incentivar a correção da acidez dos solos agrícolas, para o melhor aproveitamento dos fertilizantes aplicados, visando com isso um incremento de produtividade ”, explica a subgerente de Projetos e Programas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, Marta Maria de Azevedo Carvalho.


Critérios para atendimento pelo programa

Os produtores interessados no Programa de Incentivo ao Uso do Calcário Agrícola e Correção dos Solos, deverão procurar a associação rural que fazem parte ou ir até a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, que fica na rua Demerval Amaral, no centro de Guaçuí (em cima da agência do Banco do Brasil) ou entrar em contato pelo telefone (28) 3553-4841. Além disso, o produtor rural precisa atender os seguintes requisitos:

&ndash, Estar em dia com o talão do produtor,

&ndash, Realizar a análise do solo de acordo com recomendações técnicas,

&ndash, Seguir as orientações técnicas de aquisição e aplicação, pelos técnicos da Secretaria de Agricultura e Incaper,

&ndash, Fornecer dados referentes à propriedade, quando solicitado,

&ndash, Ser proprietário, comodatário, arrendatário, meeiro ou assentado em terras localizadas no município de Guaçuí,

&ndash, Adquirir somente a quantidade recomendada com base no laudo da análise de solo.

pube