pube
Geral

Programa Cuidar Mais inicia Laboratório de Edição de Imagens para o Cine BRK Sustentável

por Assessoria de Imprensa

em 02/09/2022 às 8h56

3 min de leitura

Programa Cuidar Mais inicia Laboratório de Edição de Imagens para o Cine BRK Sustentável

Foto: divulgação

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de sete escolas de Cachoeiro de Itapemirim, que participam do Programa Cuidar Mais 2022, iniciaram os Laboratórios de Edição de Imagens, nesta quinta-feira, 1º de setembro, para a finalização de vídeos sobre sustentabilidade, que foram produzidos para o Cine BRK Sustentável.

O Programa promove ações de sensibilização em escolas do município, despertando para a importância do saneamento e sua relação com a saúde e o meio ambiente. Numa etapa anterior, o trabalho envolveu cerca de 700 estudantes, que se dividiram em grupos de até oito integrantes. Ao final das filmagens, cada escola escolheu um único vídeo para representar a instituição, por meio de uma banca avaliadora formada pela própria unidade de ensino, com base nos critérios do regulamento: criatividade, coerência e mensagem.

As oficinas de edição dos vídeos ocorrem na sede da BRK, no bairro Ilha da Luz, sob a supervisão do fotógrafo Thiers Turini, do Studio Matri, e da analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Micheline Bernabé. Durante as atividades, os estudantes recebem orientações técnicas sobre construção de roteiros, direção, captação e edição de imagens e outros temas relacionados à produção audiovisual, necessários para transformar o material em um vídeo com definição de cinema.

pube

As oficinas ainda apresentam informações sobre saneamento básico, a diferença entre rede coletora de esgoto e drenagem pluvial, descarte de resíduos na rede coletora de esgoto, limpeza de caixa d’água, controle de qualidade da água, entre outros temas que foram abordados nos vídeos selecionados.

“Os estudantes foram convidados a produzirem vídeos que têm em sua temática a sustentabilidade, buscando apresentar boas práticas ambientais para a preservação do meio ambiente, a relação e os benefícios do saneamento para a qualidade de vida e a saúde, e a importância dos recursos hídricos para a vida e o desenvolvimento socioeconômico”, informou Rosa Malena, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental.

Atividades seguem nesta sexta-feira, 02

O laboratório desta quinta-feira contou com a presença dos alunos do colégio Jesus Cristo Rei e da EMEB Galdino Theodoro da Fonseca, que tiveram seus vídeos selecionados. Já na sexta-feira, dia 02, às 8 horas, irão participar os estudantes das EMEBs Anacleto Ramos, Maria das Dores Pinheiro Amaral, Profº Pedro Estelita Herkenhoff e São Vicente, além da EEEFM Quintiliano de Azevedo.

Após a conclusão, os vídeos serão exibidos durante o Cine BRK Sustentável, previsto para ocorrer no mês de novembro, em uma das salas do Cine Ritz (Perim Center), no bairro Aeroporto, com a presença de representantes das escolas, alunos e familiares.

Para a estudante Maria Fernanda Savignon Bernabé, 14 anos, aluna do colégio Cristo Rei, esse projeto da BRK é uma oportunidade única. “Ele é importante porque, além de mostrar para as pessoas sobre a importância do saneamento, tivemos a chance de trocar experiências com alunos de outras escolas e estamos conhecendo o trabalho de uma produtora de vídeo. É muito enriquecedor”.

A pedagoga da EMEB Anacleto Ramos, Renata da Silva Lourenço, ressalta que o projeto Cine BRK Sustentável está sendo muito importante para os alunos. “Proporciona a eles a abertura de novos conhecimentos, dando-lhes a oportunidade de serem protagonistas de suas histórias”, comentou.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!