Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales), concluiu mais uma etapa de entrega de mudas frutíferas na manhã de quinta-feira (19), em Itapemirim, no sul do Espírito Santo. Em um encontro com agricultores familiares cadastrados no projeto, foram distribuídas gratuitamente 700 mudas de acerola e 900 de uva.
“O ano está chegando ao fim e essa foi mais uma etapa muito importante do projeto. Ao longo do ano foram mais de 100 mil mudas distribuídas. Em 2025 a quantidade será ainda maior, com milhões de entregas”, comemorou o coordenador técnico do projeto, Douglas Gasparetto.
Nova cultura
O cultivo de acerola é tradicional em Itapemirim, mas o plantio de uva é uma novidade para a região. A escolha dessa nova cultura veio após análises realizadas por técnicos do projeto, avaliando o solo e o clima do município.
“O plantio da uva tem várias vantagens. Uma delas é a possibilidade de fortalecer o agroturismo, porque é um tipo de cultura que atrai visitantes interessados no consumo da fruta e também há os produtos que podem ser feitos com a uva, como o vinho e a geleia”, concluiu Gasparetto.
Durante o encontro os agricultores familiares também receberam orientações sobre como devem fazer o plantio e a conservação das mudas.
“Nós agradecemos ao trabalho realizado pela Assembleia Legislativa, porque o projeto Arranjos Produtivos ajuda a fortalecer a agricultura familiar. No meu caso, as mudas de acerola que estou recebendo serão muito importantes para renovar a minha plantação”, destacou o agricultor familiar e empresário Oseias Contaifer.
Apoio à agricultura familiar
O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras, para a diversificação de culturas na agricultura militar.
Compreende a entrega de mudas e equipamentos em vários municípios do Espírito Santo, atendendo mais de 20 mil agricultores familiares. Já foram entregues, por exemplo, mudas de uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e maracujá.
Além das mudas, os agricultores familiares recebem orientações técnicas de representantes do projeto diretamente nas plantações, para que o plantio, cultivo e colheita aconteçam da melhor forma. Outra frente de atuação é o trabalho realizado junto às agroindústrias.




