pube
Geral

Produtores de Marechal Floriano recebem sementes milho e veículo

Cerca de 250 produtores rurais de Marechal Floriano receberam 1000 quilos de sementes de milho, da variedade ‘Capixaba’, dentro de uma parceria do Incaper, da prefeitura local e produtores rurais

por Redação Conexão Safra

em 24/02/2014 às 0h00

3 min de leitura


O Governo do Espírito Santo realizou a entrega de uma pick-up à Prefeitura de Marechal Floriano para melhorar a estrutura de apoio aos agricultores familiares do município. O veículo foi adquirido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com recursos na ordem de R$ 32,3 mil, direcionados por emenda parlamentar estadual.

A atividade realizada no Centro de Treinamento do Agronegócio de Marechal Floriano contou com as presenças do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, do prefeito de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi, de profissionais do Incaper, outras autoridades, lideranças locais e produtores rurais.

“Essas ações que confirmamos aqui hoje tem o objetivo de contribuir para melhorar a renda e a qualidade de vida dos agricultores familiares aqui de Marechal Floriano. Gradativamente o Governo do Estado realiza investimentos em áreas essenciais, como infraestrutura, pesquisa e assistência técnica, muito importantes para o desenvolvimento do interior capixaba ”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

pube

Na oportunidade, cerca de 250 produtores rurais de Marechal Floriano receberam 1000 quilos de sementes de milho, da variedade ‘Capixaba’, dentro de uma parceria do Incaper, da prefeitura local e produtores rurais.

“Só temos a agradecer essa parceria com o Governo e parabenizar a disposição dos produtores rurais de Marechal Floriano, que são verdadeiros empreendedores. O veículo que recebemos será uma importante ferramenta para o trabalho em nossa agropecuária ”, ressalta o prefeito Lidiney Gobbi.


Multiplicação de Sementes de Milho


O repasse de 1000 kg de sementes do milho ‘Capixaba’ foi possível dentro da parceria entre o Incaper, a prefeitura de Marechal Floriano e dos produtores rurais. Numa área de 1.5 hectare, cedida por um produtor rural, foi implantada uma lavoura com sementes do ‘Capixaba’, para a multiplicação dos grãos. Além dos 1000 kg de sementes, foram produzidos cerca de 4000 kg de grãos que foram repassados ao produtor rural que cedeu a área para multiplicação.

“O modelo que adotamos aqui pode ser reproduzido em todos os municípios. O milho ‘Capixaba’ é um material que se adequa as condições do agricultor familiar, devido às propriedades que ele possui ”, completa o pesquisador do Incaper, Marcio Adonis Miranda.

As principais características do milho ‘Capixaba’ são o alto valor nutritivo, resistência às principais pragas e doenças, alta produtividade, grãos duros, estabilidade de produção e a possibilidade de aproveitamento das sementes por até três plantios, o que favorece os produtores de base familiar.


Fonte: Seag


pube