pube
Geral

Prefeitura de Guaçuí realiza primeira doação de resíduos da poda urbana para produtor rural

por Redação Conexão Safra

em 15/04/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
A iniciativa inédita no município tem o objetivo de dar melhor aproveitamento aos restos de árvores e arbustos. A ação é da Secretaria do Meio Ambiente com apoio do Idaf.


Texto: Prefeitura de Guaçuí/Jackson Vimercati Passos
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Luiz Ferreira

A Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou no fim do mês de março, a primeira doação da lenha resultante das podas de árvores e arbustos da cidade, para utilização em equipamentos secadores de grãos. O beneficiado foi o produtor rural Ricardo Nunes Moreira. A ação visa dar a destinação adequada aos resíduos e ainda ajudar os produtores rurais.

Foram doados 45 metros cúbicos de madeira, cerca de 16 toneladas de material que antes seria descartado em local apropriado, para se decompor naturalmente. Com essa quantidade é possível alimentar o secador por aproximadamente 720 horas e secar em média 1.125 sacas de café.

O projeto de doação de lenha conta com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Desde dezembro de 2013, a equipe de jardinagem e paisagismo faz a separação por tipo e espécie de madeira e armazena esses resíduos da poda urbana num galpão, para a doação.

“Este projeto é inédito no município e talvez até no estado. O material que antes era descartado agora tem uma destinação adequada. Com a doação não perdemos mais os resíduos, ajudamos os produtores rurais e contribuímos com o meio ambiente, evitando que os agricultores tenham que recorrer ao desmatamento para alimentar os secadores de grãos ”, afirma a responsável pelo setor de Jardinagem e Paisagismo da Prefeitura, Rosimere Bodevan.




O produtor Ricardo Nunes Moreira e a equipe da Secretaria do Meio Ambiente

Produtores rurais podem se cadastrar

Produtores proprietários de secadores de grãos do município, podem se cadastrar para receber a lenha resultante das podas de árvores e arbustos na área urbana. Para isso precisam estar devidamente licenciados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

O produtor rural proprietário de secador de grãos deverá comparecer à sede da secretaria, que fica no antigo Colégio São Geraldo, na Praça da Matriz. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h e de 13h às 17h30. É necessário apresentar cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, licença ambiental ou protocolo do secador de grãos e comprovante de posse da propriedade.




Informações para a imprensa
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389

*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Guaçuí.


pube