Geral

Pecuária de leite é destaque em Cachoeiro de Itapemirim

A importância do alimento para a reprodução animal e para garantir qualidade do leite também foi apresentada

por Redação Conexão Safra

em 14/03/2014 às 0h00

2 min de leitura

A pecuária está em evidência em Cachoeiro de Itapemirim. Diversas ações de capacitação, promovidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), incentivam as práticas sustentáveis de condução do gado.

Estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro participam de cursos de manejo e alimentação do rebanho, voltados especialmente para quem trabalha na bovinocultura de leite e corte. “Estes cursos são importantes porque ajudam a melhorar os índices técnicos e econômicos da atividade bovina, a fim de que haja melhor rentabilidade e qualidade de vida no campo ”, disse Bevaldo Martins Pacheco, pesquisador do Incaper.

pube

Os participantes aprenderam os cuidados, inclusive sanitários, com o bezerro recém-nascido até o desmame. A prevenção e o controle das principais doenças foi outro tema abordado no treinamento. Controle leiteiro, contenção de animais, desinfecção e instalação de equipamentos, qualidade do leite e manejo sanitário, além das instalações zootécnicas, também foram abordados no curso de manejo do rebanho.

Já o curso sobre alimentação de bovinos abordou questões a respeito da digestão dos ruminantes, suplementação alimentar e uso de silagem, ração e cana com ureia. A importância do alimento para a reprodução animal e para garantir qualidade do leite também foi apresentada, assim como os principais aspectos nutricionais referentes a bezerros, animais jovens e adultos.

Os cursos de manejo e alimentação do rebanho para trabalhador na bovinocultura de leite e corte, terminam neste sábado (15). Ambos são realizados na Fazenda Experimental do Incaper de Bananal do Norte, distrito de Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim.


Fonte: Incaper


pube