pube
Geral

Parceria entre Senar e Incaper incentiva qualificação no meio rural

or meio dessa parceria, foram realizados 85 cursos de inseminação artificial, capacitando 1.005 pessoas e 29 cursos de vaqueiro, com o treinamento de 355 produtores

por Redação Conexão Safra

em 31/03/2014 às 0h00

5 min de leitura

A importante missão de disseminar conhecimentos na área da agricultura é compartilhada entre diversas instituições que atuam no meio rural capixaba. Entre elas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) destaca o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade privada administrada pela Confederação Nacional da Agricultura que busca profissionalizar e melhorar a qualidade de vida do trabalhador, do produtor rural e de sua família.

No Espírito Santo, a parceria entre o Senar e o Incaper acontece em diversos municípios. O resultado desse esforço pode ser identificado pelo desenvolvimento rural capixaba. “As tecnologias que geram retornos econômicos e sociais precisam ser difundidas no meio rural por profissionais qualificados. O trabalhador rural precisa saber utilizar corretamente as tecnologias de produção, em todas as suas etapas, a fim de obter a produtividade esperada ”, afirma o superintende do Senar do Espírito Santo, Neuzedino Alves Victor de Assis.

De acordo com Neuzedino, existe uma mudança cultural ocorrendo no campo. “A valorização do aprendizado vem ganhando espaço no cenário rural. O produtor tem percebido que a adoção das tecnologias altera a produção, dá resultados e gera renda ”, disse Neuzedino. Ele informou que o Senar atua por meio de seus instrutores, em todo o Espírito Santo, tanto em parceria com os Sindicatos Rurais quanto com o Incaper. “É preciso somar esforços para ampliar a qualificação no meio rural ”, aponta o superintende do Senar no Estado.

“Levar oportunidades de qualificação para o produtor rural é uma tarefa que deve ser compartilhada por todas as instituições que têm compromisso com o desenvolvimento da agricultura. Por isso, no Espírito Santo, o Incaper tem atuado de maneira conjunta com o Senar a fim de promover diversos espaços de socialização do conhecimento ”, disse o diretor Presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

pube

Ele ressalta que as tecnologias desenvolvidas para melhorar a vida no campo precisam chegar aos agricultores e uma das formas que o Incaper possui de difundir essas informações é por meio do serviço de assistência técnica e extensão rural. “É preciso levar novas informações para o campo, potencializando a qualificação no meio rural. Por isso, contamos com parceiros históricos, como o Senar. Somente a conjugação de esforços pode melhorar o acesso a informações no cenário rural capixaba ”, afirma o diretor Presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

De acordo com o Balanço Social do Incaper, no ano de 2013 foram realizados 4.213 eventos de formação para agricultores em todo o Espírito Santo, que compreendem cursos, palestras, dias de campo, demonstrações de método, entre outros. “Certamente, as parcerias com diversas instituições públicas e privadas possibilitou que o Incaper atingisse esse número expressivo de capacitações. Os benefícios dessa ação conjunta são percebidos pelas famílias das comunidades rurais, que têm mais oportunidades de agregar conhecimento à sua prática do dia a dia ”, ressalta Evair.


Capacitações na área de cafeicultura e pecuária


No que se refere ao êxito na atuação em conjunto para qualificação no meio rural, pode citar a parceria entre o Senar e o Incaper nas áreas de cafeicultura e pecuária. De acordo com o pesquisador do Incaper e coordenador estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, o Senar é um dos principais parceiros do Incaper na área de qualificação do agricultor em cafeicultura.

“O Senar contribui muito com as capacitações na área de cafeicultura. As tecnologias desenvolvidas pelo Incaper também são transferidas pelo Senar, o que é fundamental para sua adoção pelos agricultores. Apenas em 2010, o Incaper realizou mais de 100 eventos em parceria com essa instituição, por ocasião do incentivo à renovação das lavouras de café ”, frisou Romário.

Essa parceria também tem trazido importantes resultados no âmbito da capacitação rural na área da pecuária, no Sul do Espírito Santo. Há mais de 10 anos, o Senar realiza cursos em parceria com o Incaper na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim. Também são inseridos nessa iniciativa o Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, a Cooperativa Selita, DRV Lagoa e Secretaria de Agricultura do município.

Por meio dessa parceria, foram realizados 85 cursos de inseminação artificial, capacitando 1.005 pessoas e 29 cursos de vaqueiro, com o treinamento de 355 produtores. Além disso, cerca de 170 pessoas participaram dos cursos de casqueamento de bovinos, qualidade do leite, manejo de pastagem, primeiros socorros em bovinos, manejo do rebanho e alimentação de bovinos realizados na referida localidade.

“A realização desses cursos em parceria são fundamentais para a capacitação do produtor rural por meio de conhecimentos teóricos e práticos. Há a melhoria dos indicadores técnicos na área de pecuária e, principalmente, a melhoria da qualidade de vida do produtor rural. O trabalho conjunto entre todas as instituições de capacitação no meio rural contribuem para o desenvolvimento do meio rural ”, afirmou o zootecnista do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco.


Fonte: Incaper

pube