Geral

Novos equipamentos são entregues a 34 prefeituras do interior do ES

A ação vai beneficiar cerca de 250 mil camponeses, sendo mais de 34 mil famílias de agricultores

por Redação Conexão Safra

em 28/02/2014 às 0h00

4 min de leitura

Novos equipamentos são entregues a 34 prefeituras do interior do ES

Um grupo de municípios do interior do Espírito Santo recebeu um reforço que vai contribuir com a revitalização das estradas vicinais, que ligam o campo ao perímetro urbano, e a melhoria de distribuição de água nos municípios. Um conjunto de 34 caminhões-caçamba, um caminhão-pipa e uma pá carregadeira foram repassados a 36 prefeituras capixabas com população inferior a 50 mil habitantes. A ação realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento &ndash, PAC 2.

A entrega realizada no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, contou com as presenças do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado da Agricultura Enio Bergoli, do delegado federal do MDA no Espírito Santo Josean de Castro Vieira, de parlamentares federal e estadual, de prefeitos dos municípios beneficiados, outras autoridades e lideranças locais.

“Essa nova etapa de entrega de equipamentos vai complementar, gradativamente, o planejamento que o Governo do Estado fez com o Governo Federal, no início da gestão, de convergir políticas públicas em todas as áreas, inclusive no apoio à agricultura familiar. Os municípios menores recebem o trio formado por motoniveladora, retroescavadeira e, agora, caminhão-caçamba, para munir o rural de infraestrutura e condicioná-los à construção de pequenas barragens, poços e demais benfeitorias para melhorar a produção agrícola, assim como ajudar às prefeituras a manterem transitáveis as estradas vicinais e regularem o abastecimento de água nas comunidades ”, declarou o vice-governador Givaldo Vieira.

De acordo com o MDA, a ação vai beneficiar cerca de 250 mil camponeses, sendo mais de 34 mil famílias de agricultores. No maquinário entregue nesta segunda-feira, o investimento foi de quase R$ 9 milhões.

pube

“Comemoramos o Ano da Agricultura Familiar e as boas parcerias com o Governo Federal voltadas à melhoria da infraestrutura nos municípios com áreas rurais. O produtor rural de base familiar é um público que ainda depende muito das ações dos governos. Esses equipamentos se somam com as ações que a administração estadual conduz atualmente e chegam num momento importante para contribuir nos trabalhos de reconstrução do Estado ”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.


Investimentos


Com esta entrega, ao todo são 134 equipamentos já doados pelo MDA a 67 municípios, totalizando um investimento superior a R$ 32 milhões.

Segundo o delegado do MDA no Estado, Josean Vieira, os equipamentos vão auxiliar no desenvolvimento da agricultura familiar no estado e facilitar o acesso à cidadania. “As estradas vicinais são importantes, pois é por elas que os alimentos produzidos pela agricultura familiar são escoados. Além disso, é por essas vias que se faz o transporte de crianças para as escolas ”, conta.

Josean afirma que, até o meio do ano, todos os 67 municípios do Espírito Santo receberão os três equipamentos a que têm direito: retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba. “Os municípios estão passando muita dificuldade com as fortes chuvas que assolaram a região nas últimas semanas. As estradas estão avariadas e é importante que as localidades recebam as máquinas para continuar o trabalho começado pelos outros veículos ”, garante o delegado.

Os municípios contemplados foram: Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Itarana , Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e São José Do Calçado.


Fonte: Seag


pube