Mais lidas 🔥

Cacau Fest
Tombo do chocolate promete atrair público no maior evento do cacau no ES

Lucas Souza Alves, jovem do Caparaó, especialista em cafés, morre aos 24 anos em grave acidente

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 20 de agosto

Alerta de vendaval
Vendaval pode atingir 71 municípios do Espírito Santo neste sábado; veja as cidades em alerta

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 19 de agosto
Desde 1º de janeiro de 2014 já está em vigor a Portaria nº 028-R que dispõe sobre o registro de empresas promotoras de eventos agropecuários e normatiza a realização dos mesmos e o controle sanitário de animais nessas ocasiões.
Publicada pela Secretaria de Estado da Agricultura, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em julho de 2013, a nova portaria destaca a obrigatoriedade de registro das empresas promotoras junto ao Instituto para a realização de evento agropecuário.
Uma das principais alterações refere-se à necessidade de contratação de médico veterinário habilitado, que atuará como responsável técnico (RT) e desempenhará as atividades de defesa sanitária animal durante todo o evento, cabendo ao Idaf a fiscalização do trabalho desse profissional. A atuação conjunta do RT e do Idaf é essencial, considerando o risco de difusão das doenças dos animais em eventos agropecuários e a importância de assegurar as condições sanitárias do rebanho capixaba.
Portaria
De setembro a outubro de 2012, uma minuta da Portaria foi disponibilizada no site do Idaf para consulta pública, buscando obter subsídios e contribuições para o documento. Todas as contribuições recebidas foram analisadas tecnicamente pelo Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf.
No final de 2012, o Idaf ofereceu dois cursos gratuitos, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) visando à capacitação dos profissionais para atuarem como RT em eventos agropecuários. Mais de 70 veterinários foram treinados e estão aptos a pleitear a habilitação. Havendo demanda por mais cursos, outras turmas poderão ser organizadas.
Fonte: Idaf





