Feira Agro Nater Coop 2026

“Nosso papel é aproximar o produtor da cooperativa e dos parceiros”, diz Denilson Potratz

Presidente da Nater Coop destacou, em Nova Venécia, que a feira busca levar tecnologia, conhecimento e oportunidades de negócios aos produtores do norte e noroeste capixaba

Foto e vídeo: Conexão Safra/Ruan Klen

A Feira Agro Nater Coop 2026 começou nesta quinta-feira (2), em Nova Venécia, com a proposta de aproximar produtores rurais, cooperados, empresas e fornecedores de soluções capazes de ampliar a eficiência no campo. Para o presidente da Nater Coop, Denilson Potratz, o evento cumpre um papel direto na conexão entre o produtor, a cooperativa e os parceiros que levam novas tecnologias ao agronegócio capixaba.

A feira reúne produtores, cooperados, empresas, pesquisadores e especialistas em três dias de programação técnica, exposição de marcas, geração de negócios e atividades voltadas também às famílias. Ao falar sobre o papel da cooperativa na realização do evento, Potratz destacou a importância de reunir produtores e fornecedores em um mesmo ambiente.

“Esse é o papel da Nater: aproximar cada vez mais o produtor da cooperativa e dos parceiros, porque daí podem surgir grandes negócios e também uma evolução muito grande no campo para atender à demanda do produtor”, afirmou.

A etapa de Nova Venécia será realizada até sábado (4). Depois, a Feira Agro Nater Coop segue para Santa Maria de Jetibá, onde acontece entre os dias 16 e 18 de julho. Segundo Potratz, a escolha por iniciar a programação no norte do estado está ligada ao calendário produtivo do café conilon, cultura de grande presença na região.

Ao comentar a divisão da feira em duas etapas, o presidente explicou a estratégia adotada pela cooperativa. “Por que começar em Nova Venécia? Porque a cultura do café conilon é mais rápida, então ela antecipa mais. A gente começa aqui em Nova Venécia e, daqui duas semanas, nos dias 16, 17 e 18, vai para Santa Maria de Jetibá, atendendo também a região do arábica e do conilon”, disse.

Em Nova Venécia, a feira tem foco nos produtores do norte e noroeste capixaba. A programação foi pensada para permitir que o público tenha acesso a informações técnicas, conheça novas soluções para a atividade rural e converse diretamente com empresas e especialistas. Para a cooperativa, a presença das famílias também faz parte da identidade do evento. Sobre a participação dos produtores, Potratz afirmou que a feira se tornou uma referência para a região.

“Queremos todo o produtor do norte e noroeste para esse evento, trazendo a sua família, trazendo seus filhos, junto aos nossos parceiros, onde eles podem tirar dúvidas”, afirmou.

A programação técnica começou nesta quinta-feira, às 15h, com a palestra “Reforma Tributária: impactos para o produtor rural”, ministrada por Patrícia Ferreira Negris, da Dickel Consultoria. Na sexta-feira (3), às 10h, Willian Bucker, da Ufes, e Ronaldo Sakai, da Syngenta, apresentam a palestra “Vaniva: transformando o manejo da fusariose no café”. Às 15h, Fernando Maximiliano, da Stonex, aborda o tema “Mercado do café: o que está movendo os preços?”.

No sábado (4), às 10h, Edmar Tessarollo encerra a programação técnica em Nova Venécia com a palestra “Conilon de alta performance: genética, arranjo e espaçamento”. Os temas tratam de assuntos ligados à rotina do produtor, como tributação, sanidade, mercado cafeeiro, genética, manejo e produtividade.

Para Potratz, a presença dos parceiros permite que os produtores conheçam alternativas para enfrentar desafios cada vez mais presentes no campo. Entre eles, o presidente citou a falta de mão de obra, problema que tem levado muitos produtores a buscar tecnologias capazes de facilitar o trabalho nas propriedades. Ao tratar das demandas atuais do setor, o presidente relacionou inovação e permanência no campo.

“O produtor hoje enfrenta muito a questão da falta de mão de obra, e as novas tecnologias estão aí para ajudar. É papel da cooperativa trazer esses fornecedores para uma feira como essa, para atender cada vez mais os nossos associados e seus familiares, que são os donos da cooperativa”, declarou.

Além da agenda técnica e comercial, a Feira Agro Nater Coop conta com atrações culturais, praça de alimentação, área kids e espaços de convivência. A proposta é oferecer uma experiência completa para produtores, cooperados e visitantes, fortalecendo o relacionamento entre a cooperativa, o setor produtivo e a comunidade.

Potratz afirmou que a feira já ocupa lugar de destaque no calendário do agronegócio capixaba, especialmente nas regiões norte e noroeste do estado. Segundo ele, o evento se consolidou como um ambiente de negócios, conhecimento e aproximação com o produtor rural. “É uma feira que já virou marco dentro do estado, principalmente para o norte e noroeste”, disse.

Ao convidar os produtores para participarem da programação, o presidente reforçou o caráter aberto da feira e a importância da presença das famílias. “Venha, produtor, traga a sua família. Estamos aqui esperando você de braços abertos”, afirmou.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos