pube
Geral

Mulheres debatem preparo da colheita e segurança rural

por Redação Conexão Safra

em 16/04/2018 às 0h00

3 min de leitura

Mulheres debatem preparo da colheita e segurança rural


Na quarta-feira (11/04), foi realizado um encontro do núcleo feminino da Cooabriel, para além de discutirem assuntos internos do grupo e da cooperativa, falarem do preparo para a colheita de café da região e sobre segurança rural.


As integrantes que fazem parte do núcleo, são sócias da cooperativa, esposas ou filhas de sócios, diretamente envolvidas com o processo produtivo da cafeicultura de conilon, desta forma, com a proximidade da safra, os temas têm uma importância muito grande no reforço de informações.


pube

Colheita &ndash, A consultora técnica da Cooabriel, Samara Cuquetto Batista, foi convidada para falar sobre aspectos do preparo para a safra do café. Ela falou sobre as boas práticas para a colheita e secagem, enfatizando o preparo dos equipamentos de colheita, a limpeza e higiene de instalações e materiais em geral.


Chamou atenção para os cuidados na fase de colheita e secagem no sentido de reduzir os defeitos no grão e evitar prejuízos, como por exemplo, o ponto de colheita. “Evitar colher café verde, a colheita deve ser com menos 20% de grãos verdes, para evitar perdas de peso e defeitos ”- destacou. Alertou sobre os problemas do café fermentado, que deve ser evitado pelos prejuízos que causa e os cuidados na secagem do grão para evitar a umidade do café. Entregou a cada participante, um informativo técnico elaborado pela Cooabriel, contendo as orientações para os bons procedimentos de secagem de café em secador mecânico para a redução de defeitos no grão, respondendo às dúvidas.


A técnica finalizou, com considerações sobre período de carência de defensivos.


Segurança &ndash, Outro tema debatido durante o encontro, foi “Segurança no Campo ”, com o Capitão Renzo Caser, da 3ª Cia do 2º Batalhão da Polícia Militar, que abriu um bate-papo com as cooperativistas, falando da ação da 3ª CIA, na preocupação com a segurança nas regiões produtoras, neste momento da colheita do café, especialmente, nos municípios de São Gabriel da Palha e Vila Valério.


De acordo com o Capitão, a preocupação é que devido ao grande fluxo de pessoas vindo de várias regiões, indivíduos suspeitos poderão infiltrar-se no meio rural, com intuito de cometer assaltos e outros crimes, inclusive, contra a vida. “Nosso objetivo é evitar que o crime ocorra, por isto, estamos conversando com as comunidades rurais. Temos um calendário de reuniões setorizadas, onde conversamos sobre as ações preventivas a serem implementadas durante o período de colheita ” &ndash, destacou.


O Capitão falou do modelo de organização nas comunidades, que visa aproximar a comunidade com a Polícia Militar, no sentido de criar meios de prevenção da criminalidade. Falou da criação da cartilha informativa contendo as dicas de segurança, que em breve, serão disponibilizadas e também dos grupos de comunicação entre membros da comunidade e a Polícia.


Calendário das próximas reuniões com a PM (divulgado no Hoje Notícias-nº 2012 de 10/04/18)

Todas com
Início às 18h30

18/04 &ndash,Comunidade São Sebastião da Barra Seca (Quadra poliesportiva)

19/04 &ndash, Patrimônio São José (Quadra poliesportiva)

24/04 &ndash, Comunidade Rancho Alto &ndash, (Quadra do Tostão)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!