pube
Geral

Mudanças na diretoria do Incaper

por Redação Conexão Safra

em 17/03/2015 às 0h00

4 min de leitura

pube
A diretora-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Letícia Toniato Simões, está deixando o cargo e voltará para o comando da Gerência de Atendimento ao Agronegócio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Procuradoria Geral do Estado vinha analisando as questões formais para a cessão de Letícia Simões &ndash, funcionária de carreira do Sebrae – ao Incaper, mas concluiu, em parecer, que não há amparo legal que sustente a transferência.

“Lamentavelmente, não poderei continuar nesse time, que possui excelentes profissionais e um corpo técnico de primeira linha. Agradeço a oportunidade que tive e reconheço o esforço feito no sentido de encontrar uma forma legal para que eu pudesse continuar à frente dessa instituição que desempenha importante papel para a sociedade capixaba ”, afirma Letícia Simões.

Novo Diretor Técnico

Quem assume interinamente a presidência do Incaper é o engenheiro agrônomo e funcionário de carreira do órgão há 33 anos, Lúcio Herzog De Muner, que foi nomeado novo diretor técnico da entidade. Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Recursos Naturais e Sustentabilidade pela Universidade de Córdoba, na Espanha, Lúcio De Muner assume com o compromisso de apoiar um modelo de gestão compartilhada, pautado pelo planejamento, pela eficiência e pela melhoria dos resultados do Instituto para a sociedade.

“O secretário Octaciano Neto vem reafirmando constantemente a fala do governador Paulo Hartung de que uma das marcas de seu governo será a profissionalização do setor público. Espero contribuir com essa construção coletiva. Vamos valorizar a pesquisa e a assistência técnica e extensão rural, a partir de um modelo integrado de ações. Precisamos ter comprometimento, competência e velocidade em nossas ações, e faremos isso com o planejamento estratégico e a adoção de ferramentas eficientes de gestão ”, ressalta Lúcio De Muner.

Reforço na Seag

O atual diretor técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, que também é funcionário de carreira da instituição, aceitou o convite do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e passa a reforçar a assessoria técnica da Secretaria. “A proposta feita pelo secretário para compor a assessoria técnica da Seag reafirma a meritocracia e reconhecimento pela minha trajetória profissional técnica construída por 30 anos aliada à experiência de gestão adquirida ao longo da carreira. Essa proposta nos projeta a assumir novos compromissos e desafios para fortalecer e ampliar as ações estratégicas do Sistema Seag e do Governo ”, disse Aureliano.

Experiência e resultados

Lúcio De Muner ingressou na então Emater-ES em 1982, tendo sido chefe de Escritório Local, Supervisor Regional no Norte do Estado e gerente do Programa de Apoio à Agricultura Familiar. Foi coordenador estadual do Programa de Desenvolvimento da Cafeicultura no Estado do Espírito Santo, atuando na coordenação de projetos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural.

Exerceu a chefia do Departamento de Operações Técnicas do Incaper de 2005 a 2007. Professor colaborador na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia &ndash, UESB, no programa de Pós Graduação em Gestão da Cadeia Produtiva do Café com Ênfase em Sustentabilidade, Lúcio De Muner é coordenador e líder do projeto “Transferência de Tecnologias para a Sustentabilidade da Cafeicultura do Estado do Espírito Santo, Sul e Sudoeste da Bahia ”, realizado pelo Incaper em parceria com cooperativas, CETCAF, prefeituras, Ifes, EBDA e UESB. Participou da publicação e organização de diversos livros e capítulos de livros, publicações técnicas relevantes, artigos e trabalhos apresentados em congressos.

Atualmente, o novo diretor técnico do Incaper é gestor do Programa Renovar Café Arábica, do Programa Renova Sul Conilon e Calcário Correto.

Fonte: Incaper

pube