Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Inspetores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito (Crea-ES) da região de Alegre, sul do estado, marcaram presença junto com professor e pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no 53° Congresso Brasileiro de Fitopatologia (SBF), ocorrido nos últimos dias 7 e 10 de agosto, em Brasília (DF).
A capital do país foi sede do mais tradicional evento da área de doenças de plantas do Brasil. A equipe capixaba apresentou cinco trabalhos relacionados ao tema e uma palestra sobre “Clima e Distribuição Geográfica de Doenças de Plantas”, ministrada pelo Prof. Dr. Willian Bucker Moraes.
O 53º SBF congregou especialistas em ensino, pesquisa e extensão, tanto do setor público quanto privado; estudantes provenientes de várias partes do Brasil e de outros países; além de profissionais engajados nas diversas etapas das cadeias produtivas do segmento. O intuito do evento foi analisar os avanços científicos relacionados às doenças de plantas e as estratégias para controle, facilitar o intercâmbio de saberes e a antecipação dos futuros desafios a serem enfrentados no campo.
Confira os títulos dos trabalhos apresentados:
Breno Benvindo dos Anjos | Análise da Dinâmica e Estrutura de Focos da Murcha de Fusário em Coffea canephora
Matheus Ricardo da Rocha | Resistência de Genótipos de Coffea canephora, Grupo Robusta, a Fusarium solani
Simone Paiva Caetano Bucker | Favorabilidade Climática para a Ocorrência da Ferrugem do Cafeeiro no Espírito Santo
Sophia Machado Ferreira da Silva | Eficácia do Controle Químico no Manejo da Murcha de Fusário em Coffea canephora
Willian Bucker Moraes | Modelos Logísticos Baseados em Dados Meteorológicos para Estimar a Probabilidade de Risco de Ocorrência de Epidemias da Ferrugem em Cafeeiro Conilon




