Incaper realiza visita técnica sobre pimenta-do-reino em Sooretama
A pimenta-do-reino em Baixo Guandu é uma atividade muito nova, mas que está conquistando uma parcela de produtores.
por Redação Conexão Safra
em 18/05/2017 às 0h00
3 min de leitura
“
Produtores rurais do município de Baixo Guandu participaram de uma visita técnica, nesta terça-feira (16), no município de Sooretama. A atividade foi realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e teve como objetivo conhecer a produção de pimenta-do-reino, para melhorar as lavouras por meio da transferência de tecnologia.
Os participantes puderam conhecer o jardim clonal com produção de mudas de qualidade superior, o plantio da pimenteira-do-reino em tutores vivos em árvore de neem e com a leguminosa gliricídia, lavoura em produção da variedade bragantina, comparação de produção entre as variedades bragantina e kottanadan, nutrição e irrigação, controle de pragas e doenças, e colheita e beneficiamento.
“O município de Sooretama é referência na produção de pimenta-do-reino no Norte do Espírito Santo. Tentamos trabalhar da forma mais correta possível para levar ao agricultor orientações pertinentes e eficazes para que a produção seja de qualidade ”, ressaltou o extensionista Carlos Roberto Gomes Cândido.
A pimenta-do-reino em Baixo Guandu é uma atividade muito nova, mas que está conquistando uma parcela de produtores. “De um ano e meio para cá identificamos 10 produtores que deram início à atividade com cerca de 10 hectares plantados. Além de ser mais uma alternativa de renda, em alguns casos, considerando a prolongada crise hídrica que assola o município, partindo para seu 4º ano, por ser uma cultura que consome menos água que o café, pode se tornar a principal atividade na pequena propriedade ”, explicou o extensionista Ivan Marcelo Lins Nogueira.
Excursão em Jaguaré
Um grupo com 45 agricultores familiares e 3 técnicos do escritório local do Incaper de São Gabriel da Palha participaram de uma excursão ao município de Jaguaré para visitar propriedades de produção de pimenta-do-reino. O objetivo foi a difusão de informações e o conhecimento das áreas já implantadas de pimenta-do-reino usando o tutor vivo neem indiano.
Mais Conexão Safra
Os participantes visitaram três lavouras em estágio diferentes de implantação e/ou produção e conheceram os pontos positivos e negativos de cada forma de condução. Foram esclarecidas também as dúvidas gerais sobre a pipericultura, como adubação, controle fitossanitário, escolha de variedades e local de plantio.
“Foi notável a participação de mulheres nesta atividade com um esforço da equipe para inclusão delas nesta excursão, quebrando o padrão onde geralmente apenas os homens participam de atividades coletivas relacionadas à agricultura. Para a equipe dos escritórios locais de São Gabriel da Palha e Jaguaré a excursão foi considerada um sucesso por conseguir um expressivo número de produtores para participarem da atividade em plena época de colheita de café, além da qualidade das informações fornecidas ”, ressaltou a extensionista Patrícia Estevam Jacomo.
Ao final, foi possível perceber a satisfação dos agricultores e muitos citaram que agora estão mais preparados para realizarem um bom plantio e boa condução da cultura, e aqueles que já iniciaram a implantação vão poder descobrir o que fizeram de errado e se é possível corrigir.
O evento faz parte de uma das etapas do Projeto Ater Sustentabilidade.
Fonte: Incaper
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!