Geral

Incaper ganha prêmio nacional

por Redação Conexão Safra

em 19/05/2015 às 0h00

3 min de leitura

Incaper ganha prêmio nacional

Redação


O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural venceu o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional edição 2014, importante premiação realizada pelo Ministério da Integração Nacional. O pesquisador do Instituto e doutor em Agroecologia Jacimar Luís de Souza foi o vencedor na categoria Projetos Inovadores com o projeto da Unidade de Referência em Agroecologia de Domingos Martins, denominado oficialmente de “Desenvolvimento integrado de tecnologias e indicadores agroambientais para a produção de alimentos orgânicos no Espírito Santo ”. A cerimônia de premiação será no dia 02 de junho em Brasília.

pube


De acordo com o pesquisador, o prêmio é de grande importância pela sua amplitude. “Nosso projeto concorreu com diversas iniciativas de vários estados do país. Temos a satisfação de receber esse prêmio, pois demonstra o reconhecimento nacional para um projeto que se iniciou há 25 anos e que se renova a cada triênio ”, afirmou Jacimar.



Ele acredita que os fatores que levaram esse projeto do Incaper a ganhar o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional estão centrados na trajetória de longa data de sua execução e na estreita relação com agricultores, técnicos e estudantes de escolas famílias agrícolas no processo agroecológico do Território Montanhas e Águas Capixabas. “É por isso que a área experimental onde são realizados os diversos trabalhos de inovação, difusão e capacitação tornou-se uma Unidade de Referência em Agroecologia ”, explica o pesquisador.


O vencedor do prêmio afirma que a geração e difusão participativa de tecnologias em agricultura orgânica, que é um dos principais limitadores do crescimento da atividade no país, teve bastante êxito no Espírito Santo. “A inserção do Incaper junto aos técnicos e agricultores do setor de alimentos orgânicos, ao longo de 25 anos de investigação científica nesta área, está em plena consonância com as diretrizes de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional. A estratégia de participação dos parceiros, como associações de agricultores, sindicatos rurais, Instituto Chão Vivo de certificação orgânica, Escolas Famílias Agrícolas, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), contribui para ampliar a compreensão e a aplicação dos resultados, visando melhorar o desenvolvimento regional na área de abrangência do trabalho ”, fala Jacimar.


Fonte: Incaper ,

pube