Mais lidas 🔥

Reconhecimento Internacional
Azeite do Espírito Santo ganha medalha de ouro em concurso internacional

Diversificação no campo
Nova aposta no campo: gengibre pode transformar a agricultura em Venda Nova do Imigrante

Avicultura e suinocultura
Mão de obra diversa ajuda a fortalecer a cadeia de aves e suínos no Espírito Santo

Pecuária em destaque
Exponel Ouro impulsiona a imagem do Espírito Santo na bovinocultura de corte

Agronegócio em destaque
Mercado do café em alta: exportações brasileiras crescem em maio

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), por meio da Coordenação de Gestão de Unidades de Conservação (CGEUC), realizou uma ação de fiscalização na Área de Proteção Ambiental de Guanandy, com foco no combate a ocupações irregulares no entorno da Lagoa de Guanandy, especialmente em Áreas de Preservação Permanente (APP).
A operação contou com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapemirim. Durante a ação, o Iema lavrou cinco autos e aplicou medidas administrativas como embargo, intimação para demolição e recuperação das áreas degradadas.
Também foram identificadas diversas construções irregulares sem a presença dos responsáveis. Nesses casos, foi realizado o levantamento de informações com terceiros e, por meio da numeração de medidores de água e energia, foi possível a identificação dos proprietários e a posterior lavratura de novos autos e multas.
“A Lagoa de Guanandy é um importante patrimônio natural da região, com papel fundamental na conservação da biodiversidade, na proteção dos recursos hídricos e na manutenção do equilíbrio ambiental, além de ter relevância paisagística e social para as comunidades do entorno”, explicou o gestor da APA de Guanandy, Flávio Guerra.
O gestor ainda destaca que a atuação integrada entre os órgãos é essencial para fortalecer a proteção da unidade de conservação e informa que as ações de fiscalização na região serão intensificadas, com o objetivo de coibir novas ocupações irregulares e garantir o cumprimento da legislação ambiental.




