pube
Geral

Idaf realiza seminários sobre mudanças na legislação da inspeção animal

por Redação Conexão Safra

em 19/06/2015 às 0h00

4 min de leitura

pube
A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), dará início, a partir da próxima semana, a uma série de seminários para discutir com produtores rurais, agroindústrias e empresários as mudanças na legislação da inspeção animal estadual e os impactos na agroindústria familiar capixaba. O primeiro seminário será realizado na próxima terça-feira (23), às 15 horas, na Estância Vale do Moxuara, em Cariacica.

Os encontros serão realizados em sete regiões do estado. O principal assunto abordado nos seminários é sobre a modificação na inspeção dos matadouros frigoríficos. O processo, que atualmente é realizado por um profissional do Idaf, passará a ser feito por empresas credenciadas pelo órgão, mantendo-se a segurança sanitária e o padrão de qualidade do serviço, oferecendo, ainda, mais agilidade aos procedimentos.

“A mudança na legislação de inspeção animal vem para somar. A concessão desse serviço, a exemplo do que já ocorre em estados como Santa Catarina e Paraná, vai possibilitar, entre outras coisas, que a inspeção realizada no local seja feita em uma carga horária de tempo maior, otimizando a produção ”, destaca José Maria de Abreu Junior, diretor presidente do Idaf.

Segundo o diretor presidente do Idaf, boa parte dos profissionais do órgão que são responsáveis pelo serviço de inspeção nos frigoríficos do estado serão remanejados para atuarem em outras áreas de atendimento à população. “Vamos ter mais profissionais atuando em diversos tipos de setores, inclusive na orientação aos produtores,
dando, dessa forma, mais agilidade ao processos, que às vezes ficam parados por falta de profissionais ”, comenta José Maria Abreu Junior.

Agroindústria Capixaba Forte

Durante os seminários, também serão discutidas as mudanças ocasionadas por dois decretos assinados recentemente pela presidenta Dilma Rousseff e pela ministra da Agricultura Kátia Abreu. O decreto de número 8444 altera o sistema de inspeção federal. Já o decreto de número 8445 muda a regulamentação de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).

“Essa alteração vai diminuir consideravelmente a burocracia para que uma agroindústria familiar possa ter o selo de inspeção estadual. Com isso, as agroindústrias, além de poder comercializar seus produtos em todo o Espírito Santo, poderão conquistar novos e importantes mercados do país, pois com o selo de inspeção estadual automaticamente poderão comercializar em todo o território nacional ”, afirma o presidente do Idaf.

Inspeção animal no Estado

Atualmente funcionam 19 matadouros frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual. Em cada estabelecimento há um médico veterinário do Idaf acompanhando e inspecionando desde a chegada do animal e todo o processo de abate até a expedição das carcaças. O processo de inspeção é realizado em duas etapas: a inspeção dos animais ainda vivos, que verifica clinicamente as condições de saúde dos animais, e a inspeção após o abate, que identifica criteriosamente se há na carcaça e vísceras doenças como brucelose, tuberculose, cisticercose, dentre outras.

Os técnicos inspecionam todas as partes do animal abatido, uma a uma, no intuito de certificar que o consumidor receba em sua mesa um alimento seguro e de qualidade. Neste processo, observam-se ainda as boas práticas de fabricação, a higiene dos estabelecimentos, dos funcionários, dos equipamentos, dos materiais utilizados e a estocagem correta dos alimentos (refrigeração adequada das carnes).

Confira, abaixo, a programação dos seminários:


Cariacica
23/06 às 15 horas
Estância Vale do Moxuara, km 3

Santa Teresa
24/06, às 9 horas
Casa da Cultura de Santa Teresa

Guaçuí
30/06, às 9 horas
Auditório da Câmara Municipal

Venda Nova do Imigrante
30/06, às 15h30
Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante (Vila Betânia, ao lado da Igreja Santa Terezinha)

Barra de São Francisco
02/07, às 9 horas
Câmara Municipal de Barra de São Francisco (Rua Tiradentes 225 &ndash, Bairro Irmãos Fernandes)

Nova Venécia
02/07, às 14h30
Cerimonial D’Venezia (Rua Sergipe, 667 &ndash, Bairro Margareth, próximo à Escola Evolução)

Itapemirim
09/07, às 14 horas
Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) &ndash, (Av. Cristiana Dias Lopes Filho, s/n)

pube