Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, nessa quarta-feira (11), da capacitação organizada pela Liga Acadêmica de Medicina Veterinária (Lamev) da Faculdade Multivix de Vila Velha.
O encontro foi conduzido pelas médicas-veterinárias do Idaf Alice Drummond e Melina Garcia dos Santos, que abordaram o tema “Doenças de notificação obrigatória dos animais de produção”.
De acordo com a gerente de Educação Sanitária e Ambiental (Geduc) do Idaf, Eliana Cade, a ação integra o projeto “Idaf na Universidade”, que tem como objetivo capacitar futuros profissionais provenientes de instituições de ensino superior e técnico nas áreas de medicina veterinária, agronomia e agropecuária.
Doenças de notificação obrigatória
Alice Drummond apresentou aos alunos o Idaf e suas atribuições, utilizando o Mentimenter, uma plataforma digital de pesquisa, que permite a interação entre o condutor e os alunos em tempo real. “Buscamos inovar com ferramentas diferentes de modo a estimular o interesse e a participação dos estudantes, tornando o assunto mais atrativo e dinâmico. Foi uma experiência bastante positiva e percebemos que os alunos interagiram e se mostraram mais motivados”, explicou.
Melina Garcia destacou as principais doenças que acometem os animais de produção e que são de notificação obrigatória. “É importante que todos os envolvidos estejam alinhados com esse compromisso, que é do produtor, do médico-veterinário e do órgão de defesa agropecuária, o Idaf, neste caso. O nosso foco está na saúde animal e na saúde pública”, pontuou a médica-veterinária do Idaf.
A servidora da Geduc, Laudineia Rudio, destacou ainda a importância da parceria constante entre a universidade e o Idaf, promovendo essa aproximação com os futuros profissionais.
As instituições de ensino interessadas em participar do projeto “Idaf na Universidade” podem fazer contato pelo e-mail geduc@idaf.es.gov.br.




