pube
Geral

Febre aftosa: RJ aprimora ações em simulado nacional

Representantes da Defesa Agropecuária marcaram presença na capacitação com foco na elaboração de planos de atuação emergenciais da doença

por Assessoria de Imprensa

em 01/10/2024 às 5h00

2 min de leitura

Febre aftosa: RJ aprimora ações em simulado nacional

Foto: divulgação

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Defesa Agropecuária, participou do Simulado de Emergência Zoossanitária com destaque em Febre Aftosa, realizado em Cruzeiro do Sul, no Acre. O simulado teve como objetivo capacitar os serviços veterinários oficiais de todo país e avaliar a eficiência dos planos de atuação em focos de Febre Aftosa.

Organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o encontro contou com mais de 120 médicos veterinários dos serviços oficiais de todo o Brasil. Além da parte teórica, os profissionais participaram de treinamento prático, onde passaram por uma simulação de gerenciamento de cenários de surtos de febre aftosa.

pube

Foto: divulgação

Para a coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola do Estado do Rio de Janeiro, Valquíria Cortes, o treinamento é de extrema relevância para a identificação das vulnerabilidades.

“Foi uma semana de muito aprendizado e troca de experiências com os colegas da Defesa de todo o Brasil. É muito importante para os técnicos estarem treinados caso ocorra alguma emergência zoossanitária no nosso estado. Vale destacar a excelente capacidade técnica dos instrutores do simulado, que demonstraram todo passo a passo com maestria”, destaca a coordenadora.

Ao todo foram apresentados seis painéis com diversas atividades como: oficina de informação e preenchimento de formulários; oficina de preparo e envio de amostras; oficina de saneamento de foco; controle de trânsito; oficina de rastreamento de possíveis fonte de infecção e de procedimentos de biossegurança para atendimento de uma notificação de suspeita de doença emergencial.

A participação dos Órgãos em ações como essa é fundamental para fortalecer o trabalho da Defesa Agropecuária Nacional e assegurar a capacidade de resposta do país diante de potenciais crises sanitárias.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!