pube

em 16/09/2024 às 5h00

2 min de leitura

Faes emite comunicado sobre seca e incêndios florestais

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) emitiu um comunicado onde informa que monitora com atenção e preocupação os impactos da estiagem no Estado, que tem favorecido a propagação de incêndios florestais em diversos municípios capixabas. A situação exige alerta especial aos produtores rurais, diz a nota.

Embora o número de focos de queimadas até o início de setembro esteja próximo da média histórica, a análise mensal do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) aponta um risco preocupante de crescimento em setembro.

pube

Diante deste cenário, o governo estadual declarou situação de emergência em todo o território do Espírito Santo afetado por incêndios florestais, conforme o Decreto Nº 1803-S, datado de 9 de setembro de 2024.

“Desta forma, além da prevenção por meio da educação ambiental junto à população rural, identificando os motivos e principalmente as causas de incêndios em propriedades, alertamos sobre o uso consciente de recursos hídricos, que poderá ser regulado em breve, diante das previsões climáticas. Pedimos também a atenção em relação a irrigação e armazenamento de água que auxiliam produtor neste momento, visto que a situação impacta diretamente a produção agrícola, pois a evaporação elevada exige que o produtor utilize água apenas para manter as plantas vivas, comprometendo a nutrição adequada de frutos e flores. As restrições legais que serão anunciadas dizem respeito a irrigação. Com relação a pecuária, o importante agora é fornecer alimentação suplementar aos animais para mantê-los vivos, praticamente no mesmo esquema das plantas. Mas já há informações de morte de animais pela estiagem”.

Em caso de emergência, entre em contato com os seguintes órgãos:

• Corpo de Bombeiros: 193
  • Polícia Militar: 190
  • Polícia Civil: 147

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!