Turismo capixaba

ESTour reforça reposicionamento do Espírito Santo no turismo nacional

Salão Capixaba de Turismo será realizado em abril de 2026, no Aeroporto de Vitória, com foco em negócios, promoção do destino e integração do setor

Foto: Tadeu Bianconi

O Espírito Santo avança no reposicionamento como destino turístico competitivo no cenário nacional. O ESTour – Salão Capixaba de Turismo, anunciado em novembro durante a Festuris Gramado, já confirma a participação de grandes players do setor e reforça a estratégia de governança integrada do turismo capixaba.

Marcado para os dias 25 a 28 de abril de 2026, no Aeroporto de Vitória, o evento terá dois dias voltados ao mercado profissional (B2B) e dois abertos ao público final (B2C). A proposta é conectar a oferta turística capixaba ao mercado nacional, com expectativa de reunir cerca de 300 agentes de viagem, operadoras, jornalistas e influenciadores.

“O Salão Capixaba de Turismo é uma feira de negócios estratégica, que vai funcionar como uma grande vitrine do Espírito Santo. A ideia é consolidar o movimento de reposicionamento do estado no mercado turístico nacional. Esperamos aproximadamente 300 agentes de viagem, de 20 a 30 operadoras, além de influenciadores e jornalistas. Tudo isso com o propósito principal de conectar a oferta turística capixaba ao mercado nacional”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Ainda segundo Rigo, a meta é aumentar a ocupação hoteleira, atualmente em 30%, e projetar o Espírito Santo como o “hit do Brasil” em 2026, transformando a percepção do destino. Os organizadores cumpriram agenda em São Paulo com apresentações para HotelDo, Azul Viagens, CVC e Decolar, garantindo a presença dessas empresas no evento. A Braztoa e a Panrotas também oficializaram participação.

A programação inclui famtours, exposição cenográfica, rodada de negócios, palestras e capacitações. A oferta turística do estado será apresentada a partir de seis segmentos: praia, agroturismo, cultura e patrimônio, eventos e negócios, natureza e gastronomia, com destaque para os eixos Sol e Praia, Montanhas, Aventura e Parques Naturais e Turismo Religioso.

O ESTour é realizado pela Cooptures, com apoio do Governo do Estado, por meio da Setur, do Sebrae/ES, do Contures e da Câmara Empresarial de Turismo do Sistema Fecomércio-ES.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos