pube
Geral

Especialistas e produtores discutem a produção de pimenta-do-reino no Estado

por Redação Conexão Safra

em 10/03/2015 às 0h00

3 min de leitura

Especialistas e produtores discutem a produção de pimenta-do-reino no Estado

pube


O secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, falou sobre o cenário atual da cultura da pimenta-do-reino no Espírito Santo, durante o 1º Workshop Capixaba de Pimenta-do-Reino – Produção & Mercado, que aconteceu nesta sexta-feira (06), em São Mateus. O evento foi realizado no auditório do Ceunes. A abertura do encontro aconteceu às 8 horas com a presença do governador Paulo Hartung. Na tarde desta quinta (05), o secretário participou de uma reunião técnica preparatória com a organização do evento.

Durante o evento, foi assinado um protocolo de intenções com o objetivo de promover a integração institucional entre o Governo do Estado, cooperativas, Federação da Agricultura, Ufes e Ministério da Agricultura. O objetivo é fortalecer a cultura da pimenta-do-reino no Espírito Santo a partir de ações estratégicas de planejamento e da troca de experiências e informações nas áreas de gestão administrativa, inovação e sustentabilidade.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, destacou a importância do evento para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da pimenta-do-reino. Ele ressaltou que a troca de experiências e a difusão do conhecimento são essenciais para que o setor possa se expandir e se desenvolver de maneira sustentável, garantindo mais renda para o bolso dos produtores. “Por isso, a importância de eventos como esse que estamos realizando hoje. A qualificação e a capacitação dos produtores são ferramentas indispensáveis para que o produtor saiba produzir com custos e preços competitivos ”, afirmou.

“Uma das grandes virtudes da pimenta-do-reino é contribuir para a diversificação da produção, sobretudo em função do cenário favorável da pimenta nos próximos anos. Cada propriedade rural precisa construir uma cesta de produtos para garantir o equilíbrio da renda, e a pimenta-do-reino é uma ótima opção de cultura associativa ”, pontuou o secretário.

O evento
O 1º Workshop Capixaba de Pimenta-do-Reino – Produção & Mercado é uma realização da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (COOPBAC), em parceria com o Sistema OCB/ES. Mais de 600 pessoas estão sendo esperadas no evento, entre produtores rurais, acadêmicos, entidades envolvidas no segmento de mercado e produção, além de instituições públicas de pesquisa e autoridades municipais e estaduais.


Alguns temas em discussão:

– Desafios para produção de pimenta-do-reino no ES, com o engenheiro agrônomo José Sebastião Machado Silveira, da COOPBAC,

– Colheita e pós colheita da pimenta-do-reino, por Marlli Costa Poltronieri, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental/PA,

– Situação atual e principais desafios com relação à pesquisa da pimenta-do-reino no ES, com o professor Marcelo Barreto, da CEUNES/UFES,

– Pesquisa pimenta-do-reino desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental, pelo Dr. Oriel Filgueiras de Lemos, pesquisador Embrapa Amazônia Oriental/PA,

– Cenário Internacional “Realidade atual e perspectivas futuras para a pimenta-do-reino ”, por Theodoro Nagano, consultor de Comércio Exterior/PA e Juliano João Romcy Camara, corretor de Commodities Amberwood Trading (Rotterdam)/CE.

Fonte: Seag