pube
Geral

Escola de Cachoeiro de Itapemirim utiliza água da chuva armazenada

por Redação Conexão Safra

em 25/02/2015 às 0h00

2 min de leitura

Escola de Cachoeiro de Itapemirim utiliza água da chuva armazenada

Redação


A escola municipal Professor Pedro Estellita Herkenhoff, em Cachoeiro, está armazenando água da chuva para usar na limpeza das suas dependências. Além de inspirar os alunos, a prática sustentável deve gerar significativa economia para a unidade.


Recém-instalado, o sistema de captação é simples: a água da chuva escorre pelas calhas da cobertura do pátio e chega ao reservatório. Cerca de mil litros captados com a precipitação da última segunda-feira (23) &ndash, a primeira a após a instalação &ndash, já estão sendo utilizados em parte dos serviços.

pube



De acordo com a gestora da escola, Zilda Mara Mota, desde o primeiro dia de aula os alunos estão sendo sensibilizados sobre a importância da economia de água e sobre a seca que acomete o estado, com diversas atividades pedagógicas sobre o tema.


“A implantação do sistema é mais uma forma de incentivar o uso consciente e a preservação dos recursos hídricos ”, avalia.


Em breve, outras unidades da rede podem aderir à iniciativa. “Já iniciamos um estudo para avaliar a possibilidade de instalar sistemas parecidos em nossas escolas ”, conta a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.


Juntos pela água

Em todas as escolas municipais de Cachoeiro estão sendo realizadas ações de conscientização a partir do projeto Juntos Pela Água.


Além de tornar os estudantes multiplicadores de práticas de preservação da água, a iniciativa incentiva o reflorestamento para proteger nascentes e recuperar áreas rurais e florestais degradadas, aumentando a produção de água na bacia do rio Itapemirim.


O projeto é uma parceria da prefeitura e da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) com a concessionária Odebrecht Ambiental.