pube
Geral

Dores do Rio Preto tem evento com foco em Agroecologia

O Pais é fruto de um convênio do Ministério de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh)

por Redação Conexão Safra

em 14/03/2014 às 0h00

3 min de leitura

A agroecologia esteve em pauta na cidade de Dores do Rio Preto nesta semana. Em um evento sobre o tema, o Instituo Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) viabilizou a entrega de 20 barracas aos participantes do Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) no município. As barracas são funcionais e práticas e auxiliam os produtores a comercializarem a produção.

O Pais é uma tecnologia social inspirada na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável. O método dispensa o uso de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos, preserva a qualidade do solo e das fontes de água, alia a criação de animais com a produção vegetal, estimula a agricultura orgânica, reduz a dependência de insumos alheios à propriedade, apoia o manejo correto dos recursos naturais, incentiva a diversificação da produção e evita o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor.

pube

Durante o evento, realizado no salão multiuso da prefeitura de Dores do Rio Preto, foi feita pela Gerência de Agricultura Orgânica da Secretaria da Agricultura do Espírito Santo (Seag) a entrega de roçadeiras e trituradores de galhos para os participantes da Associação de Produtores Rurais da Comunidade do Cerro (Apruc), que buscam a certificação de produção orgânica. Além disso, cinco produtores também receberam esse certificado na realização.

O chefe do escritório local do Incaper, Norberto das Neves Frutuoso, ressaltou a importância da realização. “O produtor fica estimulado a ter um maior e melhor processo produtivo, com produtos orgânicos. Além disso, a produção de melhor qualidade agroecológica permite a inserção nos principais projetos de alimentos do Governo, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ”.

O Pais é fruto de um convênio do Ministério de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), e foi direcionado aos municípios que compõem o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consad) da Bacia do Itabapoana e do Norte Capixaba, a fim de garantir a segurança alimentar das famílias carentes que moram nas zonas rurais desses municípios.

Participaram do evento, que teve também uma palestra com o tema “A prática da agroecologia ” realizada pelo Instituto Chão Vivo, cerca de 80 pessoas, entre produtores, técnicos e personalidades, como o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo. Participaram da realização do evento, além dos já citados, o Sebrae e a prefeitura de Dores do Rio Preto.


Fonte: Incaper

pube