pube
Geral

Dicas para se fazer um bom café

por Redação Conexão Safra

em 24/02/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube


– Prepare somente a quantidade de bebida que será consumida. À medida que fica exposto ao ambiente, o café sofre oxidação e perde qualidade.

– A data de validade da embalagem vale apenas enquanto ela estiver fechada. Depois de aberta, quanto mais rápido for seu consumo, melhor.

– Depois de aberta a embalagem, guarde o café em recipiente escuro e bem fechado, e de preferência na geladeira. Se o recipiente for de papel ou forrado com papel, melhor ainda.

– Evite preparar a bebida ou colocar na garrafa já adoçada.

– Lave a garrafa com água quente. Isso evita o choque térmico e interferência nas características da bebida.

– O coador descartável é o mais indicado. No entanto, se usar de pano, lavá-lo em água corrente imediatamente após fazer o café. Guardá-lo em um recipiente com água, dentro da geladeira.

– O ideal é evitar água com cloro e passar o café com ela na temperatura inicial de ebulição (antes de começar a ferver). Se a água ferve demais, ela perde oxigênio o que interfere no sabor do café (o ponto ideal da água para passar o café é quando ela está com aquelas bolhas no fundo e nas laterais).

– Xícara de porcelana é mais indicada, pois mantém a temperatura por mais tempo. Se a xícara estiver aquecida, melhor ainda, pois isso evita o choque térmico no contato do café com a porcelana.



pube