pube
Geral

Cursos fortalecem a agroindústria familiar em Guaçuí

por Redação Conexão Safra

em 14/07/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
Grupo de 20 mulheres do distrito de São Miguel do Caparaó está aprendendo gestão e organização do empreendimento, além de técnicas de produção e comercialização.


Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Luiz Ferreira

Fortalecer e desenvolver a agroindústria familiar. É o que pretende a Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), com a realização de uma série de cursos de capacitação para 20 mulheres do distrito de São Miguel do Caparaó. Nesta segunda-feira (13), foi iniciado o segundo de sete treinamentos.

Os cursos, ministrados por técnicos do Sebrae-ES, atenderão ao grupo de mulheres responsável pela agroindústria de pães, biscoitos e doces, que vai funcionar no distrito. As disciplinas irão orientar as participantes quanto à gestão e organização do empreendimento, além de técnicas de produção e comercialização.

Neste segundo treinamento, o tema é “Aprender a Empreender ”. As agricultoras vão aprender a resolver questões essenciais à gestão e ao funcionamento de um pequeno negócio, estudando conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças. As aulas iniciadas nesta segunda (13) vão até a sexta-feira (17).

De acordo com a superintendente do Desenvolvimento Rural, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, Alessandra Vasconcelos, a capacitação compreende o trabalho de união do grupo, o relacionamento interpessoal e a comercialização do produto. “O objetivo é que todas essas 20 mulheres tenham sucesso no empreendimento e que possam gerar renda para suas famílias, com mais qualidade de vida e, ainda, contribuindo com o desenvolvimento da comunidade ”, explica Alessandra.

Juntos Somos Fortes

O primeiro treinamento foi realizado entre os dias 19 e 20 de junho. O tema “Juntos Somos Fortes Agronegócio ”, apresentou às participantes o processo de cooperação e participação em grupo, além da prepará-las para competir no mercado, com orientações para a redução de custos de produção e aumento da produtividade.

Cozinha Industrial

O funcionamento da agroindústria familiar de pães, biscoitos e doces das mulheres do distrito de São Miguel do Caparaó é um trabalho de parceria entre a Prefeitura de Guaçuí e a empresa Samarco Mineração, que fez a doação de uma cozinha industrial completa, com mais de quarenta itens entre freezer, geladeiras, forno turbo a gás, câmara climática, computadores, fritadeiras, mesas e vários outros equipamentos de trabalho. Já a cargo da administração municipal ficou a adequação da estrutura física para receber os equipamentos e em parceria com o Sebrae-ES a capacitação do grupo de mulheres.

Mais cursos

Estão previstos, ainda, cinco cursos de capacitação. A realização é uma parceria da Prefeitura com Sebrae-ES, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

– Curso “Boas Práticas de Fabricação ” (higiene do manipulador e do local),
– Curso “Produção de pães, biscoitos e bolos ”,
– Curso “Produção de Doces ” (cristalizados e compotas),
– Curso “Formação de preço do produto ” (custo de produção),
– Curso “Canais de Comercialização ” (PNAE, PAA, comércio local e regional).





pube