pube
Geral

Cultivo de maçã é nova aposta de produtor de Domingos Martins

O plantio da fruta, prática que ainda não era muito popular na Região, vem se estruturando e ganhando força em algumas áreas do interior do município

por Redação Conexão Safra

em 22/01/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
Domingos Martins é conhecido por ser um dos maiores produtores de banana e cítricos do Espírito Santo. O volume e qualidade desses dois produtos têm destacado o município ao longo dos anos. Mas uma novidade vem ganhando força se tornando fonte de renda para alguns agricultores familiares: é a diversificação de culturas para incremento da renda. Com isso, produtores têm investido no cultivo de frutas, verduras e legumes variados.

Qualidade das maçãs de Jamil é reconhecida na Região – Foto: Divulgação/PMDM

O plantio da maçã, prática que ainda não era muito popular na Região, vem se estruturando e ganhando força em algumas áreas do interior do município. Uma das propriedades que já alcança números satisfatórios a cada ano está localizada emTijuco Preto, distrito de Ponto Alto. Responsável pela plantação da fruta no local, Jamil Rodrigues Barbosa conta que começou a trabalhar com o cultivo em 2011, após deixar a prática de plantio de café. “A maçã foi uma forma que eu encontrei de diversificar a produção na propriedade, além de ser uma alternativa de renda ”, conta o produtor.

Jamil diz que, no início, enfrentou algumas dificuldades, por ser um produto que ele pouco conhecia e nunca tinha trabalhado. A plantação também começou em pequena escala e, no último, ano atingiu a marca de 250 caixas comercializadas. Para 2015, ele planeja ter uma quantidade de 700 pés da fruta na propriedade.

Produtor não usa agrotóxicos na plantação – Foto: Divulgação/PMDM

Na plantação, são encontradas maçãs nas variedades Eva, Julieta e Princesa, que são vendidas in natura. Ele conta que muitos turistas visitam a plantação em busca das frutas, que têm qualidade reconhecida na Região. “Quero investir mais e começar a produzir produtos a partir da fruta ”, conta Jamil.

Jamil fala sobre os cuidados que se deve ter com esse tipo de fruta para que o resultado seja um produto de qualidade. “Aqui na propriedade, não utilizo veneno. Faço apenas limpeza e coloco adubo de esterco ”, explica o produtor que, além da maçã, cultiva frutas como pêssego e a amora.

Apoio à produção rural

A Prefeitura Municipal de Domingos Martins apóia e orienta os produtores rurais que trabalham com cultivo de frutas e alimentos, com o suporte de técnicos agrícolas que visitam as propriedades. Um dos membros da equipe de profissionais, Ater Luiz Hand revela que muitos produtores estão diversificando a produção nas propriedades rurais.

Ele conta que produtor aciona o técnico, que realiza um planejamento de trabalho na propriedade. “Analisamos o solo, verificamos as mudas e se a fruta é propícia para a região. Também auxiliamos no manejo do controle e pragas e doenças que podem atingir a plantação ”, ressalta Ater.

pube