pube
Geral

Coopeavi incorpora a Pronova e inicia um novo ciclo

- A incorporação marca um novo ciclo da Coopeavi no mercado de cafés Arábica especiais...

por Redação Conexão Safra

em 16/04/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube
– A incorporação marca um novo ciclo da Coopeavi no mercado de cafés Arábica especiais

Santa Maria de Jetibá &ndash, A Coopeavi fechou as negociações para incorporar a Pronova. Depois de três meses de negociações e vários encontros, a Coopeavi (Cooperativa Agropecuária Centro Serrana) incorporou a Pronova (Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo) e em Assembleia Geral Extraordinária no último sábado (28/03), na cidade de Venda Nova do Imigrante, cooperados das duas cooperativas aprovaram a junção das mesmas.

Com a união, a Coopeavi inicia uma nova fase com um trabalho mais intenso voltado para os cafés da variedade arábica, principalmente no mercado de cafés especiais. A Pronova é reconhecida pela excelência na produção sustentável dos grãos por produtores da agricultura familiar.

Para o diretor Administrativo Comercial da Coopeavi, Argêo Uliana, que comandou todas as negociações, mesmo com o processo de incorporação fechado, a marca Pronova continuará ativa. “A Coopeavi pretende com esse negócio ampliar sua participação dentro do mercado dos cafés arábica especiais e a manutenção da marca Pronova, que já é reconhecida no meio, agrega para essa expansão. ” explica Uliana.

“A região produz cafés especiais e é exatamente isso que o mercado, principalmente o exterior, procura. ”, afirma Arno Portratz, presidente recém eleito da Coopeavi, sobre a importância da aquisição e a permanência do trabalho de sensibilização dos cafeicultores sobre a necessidade de produzir com qualidade e de forma sustentável.

Em uma incorporação, a incorporadora recebe todo o ativo e passivo da incorporada, ou seja, a Coopeavi assume todas as responsabilidades e patrimônios que eram da Pronova. “Com essa união trabalharemos no fortalecimento do agronegócio e do cooperativismo, agregando valor às pessoas, assim como nas comercializações com um volume maior de cafés. O cooperativismo tem que se unir e fortalecer para concorrer no mercado. ”, destaca Uliana.

A Pronova conta com 180 produtores de café associados e os mesmos foram adicionados ao quadro de cooperados da Coopeavi, que atualmente possui aproximadamente 10 mil cooperados, sendo aproximadamente 70% cafeicultores.
Nova Diretoria Coopeavi

No dia 21 de março, os cooperados da Coopeavi elegeram a nova Diretoria Executiva e Conselhos para o exercício da gestão da cooperativa para os próximos quatro anos (2015-2019). Os dois sócios fundadores: Argêo Uliana, que foi presidente por vinte anos, e Arno Potratz continuam na administração da Coopeavi, como Diretor Administrativo Comercial e Presidente, respectivamente. E Denilson Potratz assume a vice-presidência.

Sobre a Coopeavi &ndash, A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Fundada em 1964. Atualmente conta com mais de 9 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores.

pube