pube
Geral

Conselho Deliberativo do Sebrae/ES elege nova diretoria para o quadriênio 2023/2026

Idalberto Luiz Moro será o novo presidente do Conselho, tendo na diretoria executiva o superintendente Pedro Rigo e os diretores Luiz Henrique Toniato e José Eugênio Vieira.

por Assessoria de Imprensa do Sebrae/ES

em 15/12/2022 às 10h32

5 min de leitura

Conselho Deliberativo do Sebrae/ES elege nova diretoria para o quadriênio 2023/2026

Foto: Sebrae/ES

O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) elegeu, nesta quarta-feira (14), os representantes que irão comandar a instituição durante o quadriênio 2023/2026. Idalberto Luiz Moro será o novo presidente do Conselho, com Carlos André Santos de Oliveira assumindo a vice-presidência do CDE. Pedro Gilson Rigo seguirá como superintendente, tendo Luiz Henrique Toniato como diretor técnico e José Eugênio Vieira como diretor de atendimento. A eleição aconteceu na sede do Sebrae/ES, em Vitória.

A nova diretoria foi eleita por representantes das 13 entidades que compõem o Conselho Deliberativo: Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Banco do Brasil S/A; Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A (Bandes); Caixa Econômica Federal; Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes); Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (Faes); Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo (Fecomércio); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Espírito Santo (Faciapes); Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo (Fetransportes); e Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES).

O superintendente Pedro Rigo, reconduzido ao cargo, agradece o Conselho pelo reconhecimento ao trabalho realizado pela atual diretoria do Sebrae/ES e agradeceu a confiança do Conselho para seguir na função. “Ao longo dos últimos anos nós trabalhamos para que o Sebrae/ES pudesse estar cada vez mais próximo do cliente, estabelecendo importantes parcerias estratégicas com instituições empresariais e de diversos segmentos econômicos, fortalecendo assim os pequenos negócios, que são a base da economia capixaba. Seguiremos neste mesmo sentido para oferecer entregas relevantes à sociedade, ampliando o rol de serviços e as ações desempenhadas pelo Sebrae/ES e voltadas às MPEs”.

CDE

O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) é o órgão máximo do Sebrae/ES e é responsável por traçar as políticas e as estratégias gerais de atuação, instituindo normas e orientando o trabalho de todo o conjunto.

pube

O presidente do CDE é eleito pelo próprio conselho, foi escolhido entre um dos seus integrantes titulares para um mandato de quatro anos. É também o Conselho Deliberativo Estadual que elege a diretoria executiva, igualmente para mandato de quatro anos, sendo renovável.

O CDE possui membros que representam o Sebrae, instituições financeiras, de ensino e pesquisa, de tecnologia, comércio, serviços, indústria, agricultura, transportes, cooperativismo e Governo Estadual.

Currículos

Idalberto Luiz Moro, presidente do Conselho.

Fundador e atual diretor-executivo do Grupo Motociclo, o empresário atualmente é presidente do Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac, do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) e do Instituto de Ação Social e Cultural Sincades; sendo vice-presidente da Associação Brasileira de Importadores de Motopeças (Abimoto), diretor do Sindicato do Comércio de Importação e Exportação do ES (Sindiex) e conselheiro da Associação Brasileira de Distribuidores (Abad).

Pedro Gilson Rigo, superintendente.

Atual superintendente do Sebrae/ES, é administrador e empresário de microempresa. Também foi secretário Desenvolvimento Econômico de Cariacica, e foi diretor da Companhia de Desenvolvimento desse município. No Governo do Estado, foi diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); gestor e coordenador do processo de elaboração e aprovação da lei estadual de incentivo às micro e pequenas empresas (LC 618/2012); presidente do Fórum Capixaba das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais (Focampe); presidente do Comitê Gestor Estadual da Redesim – Cogesim; e membro do Conselho do Fundap Social, entre outros.

Luiz Henrique Toniato, diretor técnico.

Atual diretor técnico do Sebrae/ES, tem formação em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e, há mais de 30 anos, é executivo de empresas. Foi vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) na gestão 2017-2020 e também foi superintendente executivo do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) por duas gestões; e membro dos conselhos de importantes instituições, como Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

José Eugênio Vieira, diretor de atendimento.

Atual diretor de atendimento do Sebrae/ES, é bacharel em Economia e especialista em Planejamento Agrícola pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Agronômico de Montpellier, na França. Participou de importante residência no Ministério da Agricultura em Paris. Foi diretor superintendente do Sebrae/ES de 2011 a 2018, entidade em que também foi diretor de atendimento entre 2009 e 2010. Além disso, ocupou 15 secretarias no Governo Estadual. Foi eleito presidente por duas vezes e também interventor do Conselho Regional de Economia, presidente e membro do Conselho de Administração do Banco do Estado do Espírito Santo S/A (Banestes); membro do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, entre outros.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!