pube
Geral

‘Conexão Safra’ fecha 2021 premiadíssima no seu 10º aniversário

por Redação Conexão Safra

em 27/12/2021 às 15h32

4 min de leitura

‘Conexão Safra’ fecha 2021 premiadíssima no seu 10º aniversário

*Fotos: Divulgação OCB/ES

O ano de 2021 marcou a conquista de cinco prêmios de jornalismo pela “Conexão Safra”, sendo o primeiro e terceiro lugares em concursos internacionais. Os jornalistas Fernanda Zandonadi, Leandro Fidelis e Rosimeri Ronquetti colocaram a revista impressa, o portal de notícias e o podcast, da mesma editora, entre os principais nomes do jornalismo rural.

Em junho, a ‘Conexão’ foi a campeã do 5º Prêmio Alltech de Jornalismo (Categoria Agricultura) com a reportagem é “Café commodity x especial: vale a pena investir?“, publicada na edição nº38 (jun/jul 2019) e de autoria de Fidelis.

A premiação é promovida pela Alltech (EUA), empresa global de saúde e nutrição animal e vegetal, e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e valoriza ideias inovadoras no agronegócio brasileiro.

Ao todo, 116 jornalistas, provenientes de 15 estados e do Distrito Federal, inscreveram 242 trabalhos, veiculados em rádio, televisão, jornais, portais e revistas. A revista “Conexão Safra” foi o único veículo de comunicação capixaba na final da disputa, concorrendo com Globo Rural e Jornal Zero Hora na mesma categoria.

O prêmio seria a participação do jornalista no “Alltech ONE Simpósio de Ideias”, realizado anualmente em Lexington, no Kentucky (EUA). Devido à continuidade da pandemia da Covid-19, a organização concedeu um prêmio em dinheiro ao jornalista no lugar da viagem.

pube

Leandro e Fernanda, uma das parcerias entre jornalistas da “Conexão Safra” que emplacou prêmios neste ano

 

Semear

Em agosto, a “Conexão Safra” cravou a 3ª colocação em outro concurso de peso, o Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência especializada da ONU. O portal de notícias foi o único veículo finalista do Sudeste do país na categoria Internet e o único do Espírito Santo, em todas as categorias, a conquistar um dos três primeiros lugares.

O bronze foi com a reportagem especial “A Voz das Invisíveis”, assinada por Leandro Fidelis e Rosimeri Ronquetti, que narra as vidas e lutas das mulheres do campo no extremo norte e noroeste capixabas. Foram quatro meses de apuração de dados e busca por contatos entre janeiro e abril, quando começou o trabalho de campo dos repórteres. Dois dias inteiros e 700 km rodados em 17 municípios.

 

Sebrae

Mais recentemente, em novembro, o reconhecimento veio em nível estadual. Fernanda Zandonadi e Fidelis venceram na categoria Áudio da etapa estadual do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo, com o podcast “Conheça as histórias dos degustadores de café que perderam o olfato e o paladar para a Covid-19”.

Nesta edição, o Prêmio Sebrae teve como tema geral “A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia”. Fernanda emprestou sua voz aos dois únicos podcasts classificados na disputa, e Leandro Fidelis foi coautor. Os jornalistas ganharam um troféu e um Iluminador Ring Light, com suporte para até dois celulares e para microfone.

Na mesma premiação, Fidelis ficou em 3º lugar na categoria Texto com a matéria “Recuperação será lenta no mercado de flores ornamentais do ES”, veiculada no site “Conexão Safra”, e ganhou certificado.

Rosimeri Ronquetti, entre colegas de equipe a “Rosi”, é responsável por grandes pautas no Norte Capixaba

 

Cooperativismo

E o portal de notícias confirmou ser referência em jornalismo agronômico com a conquista do prêmio mais esperado do Espírito Santo, o de Jornalismo Cooperativista, realizado pelo Sistema OCB/ES. Após um ano de hiato por conta da pandemia, o concurso voltou em 2021 em sua 14ª edição e teve 102 trabalhos inscritos.

Leandro Fidelis faturou a 1ª colocação na categoria Webjornalismo, a mais concorrida deste ano, com a reportagem “Deixados à beira do caminho”, que mostrou, em agosto de 2020, o drama de transportadores escolares rurais do Estado impossibilitados de trabalhar com o cancelamento das aulas nos primeiros meses do surto de Covid-19.

O jornalista e a colega de equipe Fernanda Zandonadi ainda tiveram dois trabalhos finalistas na categoria Jornalismo Impresso. Fidelis acumula 15 troféus do Prêmio de Jornalismo Cooperativista, conquistados nos últimos dez anos, a maioria pela “Conexão Safra”.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!