pube
Prêmio

A história por trás das histórias: A voz das Invisíveis rende prêmio internacional para a Conexão Safra

Jornalistas narraram as vidas e lutas das mulheres na reportagem A voz das invisíveis,  que levou o bronze no Prêmio Semear Internacional de Jornalismo

por Fernanda Zandonadi

em 02/08/2021 às 10h51

4 min de leitura

A história por trás das histórias: A voz das Invisíveis rende prêmio internacional para a Conexão Safra

Fotos: Rosimere Ronquetti e Leandro Fidelis

Fotos: Rosimeri Ronquetti e Leandro Fidelis

O jornalista é um contador das histórias do cotidiano. É sob os olhos e lentes desses profissionais que as narrativas tomam forma, se juntam uma a outra e ganham um sentido maior. Por meio de boas reportagens, é possível balizar políticas públicas e entender acertos e erros de uma ação. Jornalista conta a história de gente pra gente.

E foi com esse olhar apurado que os repórteres Leandro Fidelis, da Conexão Safra, e Rosimeri Ronquetti, hoje editora do TuBusca Notícias, narraram as vidas e lutas das mulheres na reportagem A voz das invisíveis,  que levou o bronze na categoria internet no Prêmio Semear Internacional de Jornalismo. A Conexão Safra foi o único veículo finalista do Sudeste do país na categoria internet e o único do Espírito Santo, em todas as categorias, a conquistar um dos três primeiros lugares no Semear. Em junho deste ano, a Conexão Safra também foi premiada no 5º Prêmio Altech de Jornalismo. Mais uma vitória para o agronegócio capixaba.

“Elas têm nome, sobrenome, carteira de identidade e endereço fixo, mas a distância da cidade e dos órgãos de apoio dos governos por muito tempo fez delas mulheres invisíveis”, começa a reportagem.

pube

E como encontrar essas mulheres e ouvir suas vozes? “O primeiro desafio foi reunir personagens tão diferentes e em locais tão distantes uns dos outros. Então, esse trabalho começou com pesquisa. Falamos com todos os 20 escritórios do Incaper dos 20 municípios envolvidos e contamos muito com o envolvimento e ajuda deles”, conta Rosi Ronquetti.

Foto: Leandro Fidelis

“Desde o início a ideia da pauta era pisar em locais em que a Conexão Safra nunca tinha pisado, para conhecer a realidade de pessoas que saíram da linha da extrema pobreza e passaram a viver de renda do campo”, complementa Leandro Fidelis.

Histórias de vida

E quantas histórias os olhos atentos dos jornalistas encontraram. Não caberiam num anuário. Então, o segundo passo – e talvez o mais difícil – foi filtrar tantas histórias, tantas experiências. “Vimos que existiam mais histórias de mulheres. Foi aí que optamos por esse lado. Contar as histórias das mulheres”, diz Rosi Ronquetti.

“O protagonismo era das mulheres, entendemos isso durante o planejamento da pauta. Elas acessaram fomento financeiro do Projeto Dom Hélder Câmara, trabalharam muito, e conseguiram iniciar o projeto agrícola em suas propriedades”, diz Fidelis.

Foto: Romário Barreto Martins/divulgação

Foram quatro meses de apuração de dados e busca por contatos. No final de abril, começou o trabalho de campo dos repórteres. Dois dias inteiros e 700 quilômetros rodados em 17 municípios, conversando com essas protagonistas da própria vida.

A voz das invisíveis é a história de mulheres que, com acesso ao microcrédito, conseguiram mudar a própria realidade. Izamara, Valdineia, Marineuza, Telma, Heliamar são as agricultoras que contaram suas experiências aos repórteres. Elas estão entre as 1.577 famílias capixabas selecionadas para participar do Projeto Dom Helder Câmara, executado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

As histórias estavam lá, esperando para serem contadas. “Nos dois dias de trabalho de campo, conhecemos realidades totalmente diferentes, mulheres incríveis, cheias de comando, tocando a vida, sonhando na roça. Essa força me deixou muito surpreso e ainda mais orgulhoso de poder contar as histórias”, completa o repórter Leandro Fidelis.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!