Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A jovem Thais Medeiros de Oliveira, de 25 anos, está internada na UTI de um hospital de Anápolis, em Goiás. A jovem passou mal no dia 17 de fevereiro, durante um almoço com o namorado. Ele contou ao G1 que a jovem começou a perder as forças após cheirar a chamada pimenta bode. A garganta dela começou a coçar e, em seguida, a família levou a jovem ao hospital.
Thais foi internada e, segundo o portal Terra, atualmente está respirando por meio de ventilação mecânica. O boletim médico emitido nesta segunda-feira (6) aponta que ela não está apresentando resposta neurológica aos estímulos. A mãe da jovem, Adriana Medeiros, contou ao G1 que ela nunca teve qualquer quadro grave de reação alérgica.
Entenda a alergia
Uma reportagem da BBC Brasil junto a Helton Santiago, professor de Imunobiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostrou que vários fatores podem ter contribuído para o grave quadro. Ele aponta que a reação pode ser manifestar de forma intensa em uma primeira vez. Ele citou ainda a possibilidade da chamada reatividade cruzada, que é quando o “sistema imunológico do corpo interpreta as proteínas de duas substâncias diferentes como semelhantes e desencadeia a reação que aparece na forma dos sintomas alérgicos”, mostra a reportagem da BBC.
O que é a pimenta bode?
Segundo o portal da Embrapa, a pimenta bode é extremamente aromática e saborosa, características que lhe conferem destaque entre as pimentas picantes brasileiras. Muito popular na região Centro-Oeste, ela é encontrada em abundância em Goiás e também no Nordeste e Norte do Brasil.
Originária do Norte do Brasil, é chamada de pimenta-de-bode na região Centro-Oeste, enquanto em São Paulo é conhecida como pimenta-de-cheiro. Porém, ela não deve ser confundida com a pimenta-de-cheiro popular em Goiás. Ambas têm em comum o aroma acentuado, porém a pimenta de cheiro goiana apresenta frutos de baixa ardência enquanto a pimenta bode tem alta ardência.





