Mais lidas 🔥

Venda Nova do Imigrante
Festa da Polenta não será realizada este ano

Ventos costeiros
Inmet emite aviso de vendaval para 31 cidades do Espírito Santo; veja os municípios em alerta

Identidade capixaba
Feira dos Municípios 2026 destaca cultura dos 78 municípios do ES

Alfredo Chaves
Alfredo Rural: destaca cultivo de caqui e batata-baroa

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 11 de maio

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira (08) o relatório do senador Ricardo Ferraço que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cafés de Qualidade. O projeto, de autoria do Deputado Federal Evair de Melo, segue agora para análise da Comissão de Agricultura, antes de ir para a votação final no plenário do Senado.
O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 41/2017 cria uma política específica para o cultivo de cafés superiores, que inclui o crédito rural para a produção, industrialização e comercialização, a pesquisa agrícola e o desenvolvimento tecnológico, a assistência técnica e a extensão rural, o seguro rural, e as certificações de origem, social e de qualidade dos produtos.
“O Espírito Santo é referência mundial na produção de cafés de qualidade. Ao criarmos uma política que vai incentivar a produção, a industrialização e a comercialização dos cafés, estamos garantindo mercado para os nossos produtores e dando melhores condições de trabalho para mais de 130 mil famílias capixabas que vivem da produção de café ”, comemorou o senador Ricardo Ferraço.
Cafés dos Brasil
O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do país, com 16% da produção nacional, e maior produtor de café Conillon, com cerca de 65% de toda a produção nacional.
Em 2016, o Brasil colheu a safra recorde de mais de 50 milhões de sacas de 60 quilos, com um acréscimo de 18,8% em relação à safra anterior. Os números da produção garantem ao país a posição de maior produtor de café do mundo e, por consequência, de maior exportador, destinando mais de 35 milhões de sacas ao exterior na safra 2015/2016, com uma receita superior a US$ 5 bilhões. Internamente, o Brasil consome cerca de 20 milhões de sacas de café anualmente, o que representa um consumo per capita anual de 4,9 kg.
Segue a íntegra do relatório do senador Ricardo Ferraço:https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=5388105&disposition=inline





