pube
Geral

Cachoeiro tem inscrições abertas para Seminário das Águas

por Redação Conexão Safra

em 12/03/2015 às 0h00

4 min de leitura

pube
Em março, quando o mundo comemora o Dia da Água, Cachoeiro de Itapemirim vai colocar o tema em discussão entre os agricultores, no Seminário Municipal das Águas. O evento acontece na próxima quarta (18), das 7h30 às 16h, no auditório da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (Faccaci).


As inscrições estão abertas no Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) &ndash, 3155-5006 &ndash, e na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Cachoeiro de Itapemirim (Semag) &ndash, 3521-1147. Ao todo, estão sendo oferecidas 150 vagas, gratuitas, voltadas para agricultores, técnicos do setor e estudantes de cursos voltados para a área.


Em debate, estarão discussões sobre saídas para driblar o momento de crise, que tem afetado o setor agrícola do município. Para isso, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comamci), organizadores do evento, está trazendo para discussão algumas iniciativas interessantes no assunto.


Dentre as quais, estão as experiências dos Plantadores de Água de Alegre, das Fossas Biodigestoras com a Associação de Moradores da Comunidade Rural de Palmeiras de Mimoso do Sul e das Caixas Secas de Colatina, que serão apresentadas ao público presente logo pela manhã.

Depois, tem mesa redonda sobre políticas públicas para a produção e conservação das águas, com representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca (Seag), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o prefeito Carlos Casteglione.


De tarde, os participantes se encontram para fazer um planejamento das ações de estímulo à produção e conservação da água no município. A intenção é formular um documento, com a finalidade de definir objetivos e responsabilidades de entidades da sociedade civil, dos agricultores, do estado e do município, na luta pela produção e preservação da água.


Seca continua afetando lavouras em Cachoeiro


Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Cachoeiro de Itapemirim em exercício, Edson Canchilheri, o evento é uma oportunidade da sociedade civil ampliar os conhecimentos e participar ativamente para a solução de um problema que vem preocupando o setor agrícola.


Apesar das recentes chuvas que estão caindo sobre o município, a situação ainda é preocupante. Alguns córregos simplesmente secaram e localidades como Banca de Areia e Jabuticabeiras, em Pacotuba, estão com sérios dificuldades para irrigar lavouras, dar de beber aos animais e, até mesmo, para consumo humano. Para evitar que eles se agravem, a prefeitura está dando apoio, levando carros pipas e escavando poços.


“Essas chuvas foram insuficientes e estamos somando esforços para que o problema trazido pela seca seja minimizado. É necessário chover muito mais do que isso. Nossa preocupação é que o outono e o inverno, estações de seca em nossa região, estão se aproximando e nossos mananciais não vão se recuperar a tempo. É preciso, portanto, que pensemos em novas formas de produzir e preservar a água ”, avalia Edson.


Confira a programação!

7h30 – Inscrições e Café
8h &ndash, Abertura
“Boas vindas do presidente do CMDRS e do presidente do Comamci ”
8h10 – Introdução ao Tema: “Apresentação do cenário da disponibilidade de águas no município ”
8h30 – Mesa Redonda: “Experiências desenvolvidas em propriedades rurais ”
– Projeto Plantadores de Água &ndash, Alegre &ndash, ES
– Projeto de “Adequação Ambiental de Propriedade Rural ” &ndash, Colatina &ndash, ES
– Projeto Fossas Biodigestoras com a Associação de Moradores da Comunidade Rural de Palmeiras &ndash, Mimoso do Sul &ndash, ES
10h30 – Mesa Redonda
“Políticas públicas de incentivo a produção e conservação das águas ”
– Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca &ndash, Seag
– Secretário do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos &ndash, Seama
– Prefeito Municipal de Cachoeiro de Itapemirim &ndash, PMCI
12h &ndash, Almoço
13h – Planejamento das ações de estímulo a produção e conservação da água no município de Cachoeiro de Itapemirim – Grupos de Trabalho e Plenária
15h30 Lançamento do Projeto Sustentabilidade – TV Gazeta Sul
16h &ndash, Encerramento

Realização: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável &ndash, CMDRS

Conselho Municipal de Meio Ambiente &ndash, Comamci

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

pube