pube
Geral

Cachoeiro de Itapemirim promove curso de primeiros socorros em bovinos

Agricultores, produtores rurais das regiões Sul e Serrana do Estado...

por Redação Conexão Safra

em 17/09/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
Agricultores, produtores rurais das regiões Sul e Serrana do Estado e alunos da Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Mepes), acompanharam nessa segunda (14) e terça-feira (15), o curso de primeiros socorros em bovinos, que aconteceu na fazenda experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim.

Dentre parceiros que motivaram o curso também estão a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Cooperativa de Laticínios Selita.

O curso foi ministrado pelo médico veterinário do Senar Romulo Sobrosa Rodrigues, que deu diversas explicações aos participantes quanto à avaliação do comportamento e postura dos animais, doenças parasitarias bacterianas e virais, tipos de intoxicações, distúrbios, acidentes metabólicos ou nutricionais, dificuldades de parto de bezerros, avaliação fisiológica, métodos de contenção e imobilização, avaliação de feridas, abcessos e fraturas, aplicação de medicamentos emergenciais e terapêuticos, manuseio de coleta de amostras para exames laboratoriais, ao uso de sonda nasogástrica em momentos emergenciais e produtos indicados para as farmácias das fazendas.

Para o coordenador do curso, o zootecnista do Incaper Bevaldo Martins Pacheco, “as expectativas foram atendidas visto que todos tiveram a oportunidade de observar os procedimentos imediatos a serem executados para evitar que o produtor perca os seus animais, especialmente, em momentos emergenciais ”.

O produtor de leite do município de Domingos Martins Renato Ronaldo Kunn, relatou que já perdeu um bovino porque não sabia, até então, quais os cuidados tomar. “Além de tudo que aprendi, fiquei feliz em saber como imobilizar o animal e quais são os remédios básicos e emergenciais que devo ter em minha propriedade ”, contou.

Os cursos continuam e desta quarta (16) até sexta-feira (18) as mesmas pessoas irão acompanhar orientações sobre a administração de propriedades em regime de economia familiar.

pube