Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

As exportações brasileiras de banana se reduziram em 2024. Segundo o Comex Stat, o volume exportado foi de 49 mil toneladas, queda de 13% frente ao ano anterior. Essa queda se deve, segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, à oferta controlada de nanica em âmbito nacional e à concorrência com alguns países em alguns períodos, como Bolívia e Paraguai, que disputam o mercado do Mercosul.
Os principais destinos de 2024 foram: Uruguai, responsável pela compra de 50% do volume total exportado pelo Brasil;Argentina, com 40% e Holanda, com 5%. Em particular em dezembro/24, o volume exportado recuou cerca de 53% frente a novembro/24, enviando 2,95 mil toneladas – algo comum para o período, devido ao recuo da oferta nacional. Mas o número em dezembro/24 foi 79% superior ao de dezembro/23, devido ao aumento pontual de oferta em algumas semanas diante do clima quente.
Para os próximos meses, é esperado que as exportações voltem a crescer, conforme a colheita de nanica aumente na roça – bom volume é esperado a partir de fevereiro e março.




