pube
Geral

Audiência trará aumento das vendas da agricultura familiar

Estabelecer um piso de 30% ...

por Redação Conexão Safra

em 07/07/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
Estabelecer um piso de 30% nas compras do governo do Estado junto à agricultura familiar. Esta é a proposta do deputado estadual Rodrigo Coelho que foi debatida em audiência pública nesta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa. Representantes de cooperativas, da Secretaria de Estado de Agricultura e do Ministério da Agricultura estiveram presentes.

“A gente precisa de incentivo na formulação de políticas públicas. Agradeço muito a iniciativa do deputado Rodrigo Coelho ”, disse o presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares Sul Litorânea do Estado do Espírito Santo (Cafsul), Gustavo Dadalto.

Gustavo ressaltou ainda que a manutenção desta política não é fácil. “A dificuldade é porque esta compra direta mexe com atravessadores grandes, é uma atitude de coragem e que permitirá que a gente possa levar merenda de qualidade para as crianças nas escolas ”, acrescentou.

O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), seccional Espírito Santo, Esthério Sebastião Colnago, apoiou a iniciativa e afirmou que ela contribuiu com o objetivo de manter o homem do campo no campo, ganhando dinheiro.

“Esta parceria entre estado, União e cooperativas vai fortalecer o agricultor. É um movimento que garante às pessoas oportunidade de condições ”, disse. O superintendente federal de Agricultura no Espírito Santo, José Arnaldo de Alencar, falou das facilidades criadas pela União em favor dos pequenos agricultores.

“O governo federal adotou medidas que facilitam a compra e a certificação de produtos da agricultura familiar adquiridos pelo poder público. A superintendência está de portas abertas ”. O governo do Estado também ‘abriu as portas’ para a construção em conjunto da política de estadual para compras governamentais, as quais serão tidas como prioridade. A afirmação foi do gerente estadual de Agricultura Familiar, Luiz Carlos Bricalli.

“A partir desta audiência, temos que encaminhar a consolidação desta política, para que os benefícios para os pequenos produtores possam se efetivar ”, disse o deputado Rodrigo Coelho, que propôs a audiência pública à Comissão de Agricultura do legislativo estadual.


pube