Geral

Alto verão! Sensação de calor chega aos 46 graus em cidade do Espírito Santo

por Fernanda Zandonadi

em 18/01/2022 às 19h35

2 min de leitura

Alto verão! Sensação de calor chega aos 46 graus em cidade do Espírito Santo

Foto: Pixabay

Nos termômetros, a tarde de terça-feira (18) não bateu recorde de calor em Cachoeiro de Itapemirim, cidade do Sul do Espírito Santo considerada uma das mais quentes do Estado. O dia 12 de janeiro ainda mantém o título de mais quente do ano até aqui, quando a temperatura máxima chegou aos 39,4°C. Mas naquele dia a umidade relativa do ar estava baixa, em 27%, o que gerou uma sensação de calor, ou índice de calor, de 40°C.

pube

Na tarde de terça, no entanto, a história foi diferente. A temperatura máxima foi de 37,1°C, abaixo do dia 12, mas a umidade relativa ficou acima, em 46%. Na prática, a sensação de calor foi muito mais alta, chegando aos 44°C na Fazenda Experimental do Incaper, ao lado da Floresta Nacional de Pacotuba, onde há muita vegetação e um frescor maior do que nos centros urbanos. Isso quer dizer que, na cidade, o cachoeirense experimentou uma sensação de tempo ainda mais quente.

“É certamente possível que, na região central do município de Cachoeiro, onde a urbanização toma conta e é predominante, a temperatura do ar tenha sido superior ao que registramos no sitio experimental do Incaper no distrito de Pacotuba. Com isso, o índice de calor, na sede do município, pode ter atingido os 46°C de índice de calor, ou sensação térmica”, explica o meteorologista do Incaper, Ivaniel Fôro.