Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), o Espírito Santo é líder nacional na produção de inhame, sendo responsável por 44% da produção brasileira. E por se destacar na produção do tubérculo, o município de Alfredo Chaves pode se tornar oficialmente a Capital Estadual do Inhame.
É o que pretende o deputado Coronel Weliton (PRD) por meio do Projeto de Lei (PL) 177/2025, em análise no Legislativo capixaba. A proposta sugere uma alteração na Lei 10.974/2019, que consolida a concessão de títulos em homenagem a municípios do Espírito Santo.
“A cultura do inhame representa uma importante fonte de renda para os agricultores locais, em especial para a agricultura familiar, que encontra no cultivo do tubérculo uma atividade economicamente viável e sustentável. Além disso, o município dispõe de condições climáticas e de solo favoráveis ao desenvolvimento do inhame, garantindo produtividade elevada e qualidade do produto”, afirma o proponente da matéria na justificativa do projeto.
Para o autor, a medida visa valorizar os produtores locais e fomentar o turismo e o agronegócio regional. “A visibilidade conferida por essa titulação pode fortalecer o mercado, impulsionar políticas públicas voltadas ao setor agrícola e estimular a realização de eventos e feiras temáticas, promovendo a comercialização e o consumo do inhame”, enfatiza Coronel Weliton.
A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Agricultura, Turismo e Finanças antes de ir a plenário para votação.




