pube
Geral

Alfredo Chaves pode se tornar Capital Estadual do Inhame

por Assessoria de imprensa Ales

em 16/04/2025 às 5h15

2 min de leitura

Alfredo Chaves pode se tornar Capital Estadual do Inhame

Siga nosso Instagram: @conexaosafra

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), o Espírito Santo é líder nacional na produção de inhame, sendo responsável por 44% da produção brasileira. E por se destacar na produção do tubérculo, o município de Alfredo Chaves pode se tornar oficialmente a Capital Estadual do Inhame.

É o que pretende o deputado Coronel Weliton (PRD) por meio do Projeto de Lei (PL) 177/2025, em análise no Legislativo capixaba. A proposta sugere uma alteração na Lei 10.974/2019, que consolida a concessão de títulos em homenagem a municípios do Espírito Santo.

pube

“A cultura do inhame representa uma importante fonte de renda para os agricultores locais, em especial para a agricultura familiar, que encontra no cultivo do tubérculo uma atividade economicamente viável e sustentável. Além disso, o município dispõe de condições climáticas e de solo favoráveis ao desenvolvimento do inhame, garantindo produtividade elevada e qualidade do produto”,  afirma o proponente da matéria na justificativa do projeto.

Para o autor, a medida visa valorizar os produtores locais e fomentar o turismo e o agronegócio regional. “A visibilidade conferida por essa titulação pode fortalecer o mercado, impulsionar políticas públicas voltadas ao setor agrícola e estimular a realização de eventos e feiras temáticas, promovendo a comercialização e o consumo do inhame”, enfatiza Coronel Weliton.

A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Agricultura, Turismo e Finanças antes de ir a plenário para votação.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!